Célula M

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

As células M, ou micropregas, carregam partículas estranhas (antígenos) até os macrófagos adjacentes. Elas estão localizadas nas placas de Peyer no final do intestino delgado (íleo).

As células M são células especiais presentes no epitélio que reveste as regiões do intestino em que existem placas de Peyer.

Se nome deriva do inglês microfold cells, isto é, células com micropregas.

As células regulares que formam o epitélio simples colunar que reveste o intestino possuem microvilosidades em sua superfície livre (voltada para a luz intestinal). As células M, no entanto, possuem sua superfície pregueada em vez de possuírem microvilosidades. Este aspecto é visto ao microscópio eletrônico.

Outra diferença em relação às células regulares deste epitélio é a existência de um espaço na porção basal da célula. As células M captam ativamente ou permitem a passagem de antígenos os quais são acumulados no espaço formado abaixo das células M. Este fato tem uma grande importância, pois para este espaço migram linfócitos e células dendríticas (reconhecedoras de antígenos), permitindo ao organismo reconhecer antígenos que estejam no interior do tubo digestivo.

Passe o cursor aqui para observar um trecho de epitélio regular de uma vilosidade do intestino delgado. Em vermelho o epitélio e em verde o tecido conjuntivo da lâmina própria.

Passe o cursor aqui para observar um trecho de epitélio formado por células M revestindo um local em que há um acúmulo de tecido linfóide em uma placa de Peyer. Em azul o epitélio e em laranja o acúmulo de linfócitos da placa de Peyer. Repare que há um pequeno trecho em cima e à direita em que o revestimento é de epitélio regular. Os astericos indicam a luz intestinal.

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia celular é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.