Círculo Petrashevski

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Círculo Petrashevski foi uma grupo de discussão literária formado por intelectuais progressistas em St. Petersburg, organizado por Mikhail Petrashevski, um seguidor do socialista utópico francês Charles Fourier. Entre os membros havia escritores, estudantes, funcionários, oficiais do exército, etc. Apesar de não haver qualquer ponto de vista uniforme em questões políticas, a maior parte deles se opuseram à autocracia do Tsar e ao sistema de semi-servidão. Entre os componentes do grupo estavam os escritores Dostoiévski e Saltykova, além dos poetas Pie-Shchedrin e shcheyev, Maikov e Taras Shevchenko.1

Como o grupo Liubomudri, criado no início do mesmo século, a fim de discutir sobre a filosofia ocidental, especialmente Hegel, e de literatura. Esta foi oficialmente proibida pelo governo do czar Nicolau I.

Nicolau I, preocupado com a possibilidade de que a Revolução de 1848 propagar-se pela Rússia, confundiu o grupo com uma revolucionária organização subversiva. O círculo foi banido em 1849 a seu mando, seus membros foram detidos e alguns fuzilados.

Referências