CBUQ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vibroacabadora em operação.

CAUQ - Concreto Asfaltico Usinado a Quente é um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras. Os pavimentos são estruturas compostas por múltiplas camadas, sendo que o revestimento é a camada responsável por receber e transmitir a carga dos veículos, além de servir de proteção contra o intemperismo.

O CAUQ é normalmente composto por um agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e um ligante (CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo. A mistura dos agregados com o ligante é realizada à quente em uma usina de asfalto e transportada até o local de sua aplicação por caminhões especialmente equipados onde é lançado por equipamento adequado chamado de vibroacabadora. Após seu lançamento a mistura é compactada por rolos compactadores até atingir a densidade especificada em projeto.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências Bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Liedi Bariani Bernucci ...[et al.] (2006), Pavimentação Asfáltica: Formação Básica para Engenheiros - Rio de Janeiro: PETROBRÁS: ABEDA.

Ícone de esboço Este artigo sobre Engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.