COPPEER

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O COPPEER é um framework Peer-to-Peer para desenvolvimento de aplicações, construído em Java.

Trata-se de uma proposta de modelo conceitual para atender aos requisitos típicos de um framework de aplicações, mas orientado ao domínio de aplicações Peer-to-Peer. Tais requisitos foram levantados por analogia aos frameworks para aplicações orientados ao domínio cliente-servidor, tais como o J2EE. O nicho principal de aplicação desta tecnologia é no desenvolvimento de sistemas para colaboração oportunística.

Como parte dos resultados desta pesquisa, foi proposto um esquema de votação dinâmica descentralizado e tolerante a falhas, sem coordenação central, adequado para aplicações peer-to-peer de pequena escala, como editores colaborativos e controle de versão.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

O COPPEER, baseado no JXTA, foi desenvolvido em 2004, por Bruno da Rocha Braga, no programa de pós-graduação em Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, sob orientação do prof. Geraldo Xexéo.

Atualmente, o COPPEER 2.0, baseado em RMI, vem sendo desenvolvido por Mutaleci Miranda,[2] ainda sob orientação do prof. Geraldo Xexéo.

Aproximadamente uma dezena de artigos e aplicações já foram desenvolvidos[3][4][5][6].

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]