Cama de Gato (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cama de Gato
Informação geral
Origem Rio de Janeiro, RJ
País  Brasil
Período em atividade 1980 - presente[1]
Integrantes
Paschoal Meirelles (bateria)[1]
Jota Moraes[1] (piano)
Mauro Senise (flautas)[1]
Mingo Araújo[1] (percussão)
André Neiva (baixo)
Ex-integrantes
Rique Pantoja[1]
Arthur Maia[1]
Romero Lubambo
Nilson da Matta[1]

Cama de Gato é um grupo musical instrumental brasileiro do Rio de Janeiro, composto em sua primeira formação (1982) pelos músicos Paschoal Meirelles (bateria), Mauro Senise (flautas e saxofones), Rique Pantoja (piano) e Arthur Maia (baixo).

Ao longo de sua história, já foi integrado (não necessariamente ao mesmo tempo) por (Romero Lubambo (violão), Mingo Araújo (percussão), André Neiva e Nilson da Matta (estes últimos no contrabaixo) e Jota Moraes (piano).

Lançou seu primeiro álbum, Cama de Gato, em 1986, obtendo grande sucesso no mercado brasileiro e internacional, com expressiva vendagem no estilo música instrumental (75 mil cópias no seu lançamento).

O quinteto viajou pela Europa (França, Bélgica e Espanha), Estados Unidos e América Latina, com apresentações antológicas no Town Hall, de Nova York, no Free Jazz Festival do Rio de Janeiro e São Paulo (1994, 1996 e 1997), no Festival de Jazz de Assunção (Paraguai, 2006) e, em dezembro último, no Festival de Jazz de Belém do Pará.

Após um intervalo de sete anos, o Cama de Gato voltou aos palcos com o show de relançamento do CD Água de Chuva (Perfil Musical, 2002), no Mistura Fina (Rio de Janeiro).

A atual estrutura da banda é um quinteto, formado por Paschoal Meirelles (bateria), Jota Moraes (piano), Mauro Senise (sopros), Mingo Araújo (percussão) e André Neiva (baixo).

Discografia[editar | editar código-fonte]

  1. Cama de Gato (1986)[1]
  2. Guerra fria (1988)[1]
  3. Sambaíba (1990)[1]
  4. Dança da lua (1993)[1]
  5. Amendoim torrado (1998)[1] (indicação para o Prêmio Sharp)
  6. Água de Chuva (2002)

Referências

  1. a b c d e f g h i j k l m Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Cama de Gato. Página visitada em 16/09/2009.
Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.