Caminho (computação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um caminho (do inglês path), a forma geral do nome de um arquivo ou diretório, especifica uma localização única em um sistema de arquivos. Um caminho aponta para uma localização do sistema de arquivo seguindo a hierarquia de árvore de diretórios expressada em uma cadeia de caracteres na qual os componentes do caminho, separados por um caractere delimitador, representam cada diretório. O caractere delimitador comumente é a barra ("/"), a contrabarra ("\") ou dois pontos (":"). Apesar de alguns sistemas operacionais poderem usar um delimitador diferente. Caminhos são usados extensivamente em ciência da computação para representar os relacionamentos diretório/arquivo comuns em sistemas operacionais modernos, e são essenciais na construção de Localizadores de Recursos Uniformes (URLs).

Os sistemas poem usar caminhos absolutos ou relativos. Um caminho completo, ou caminho absoluto, é um caminho que aponta para a mesma localização no sistema de arquivos, independentemente do diretório de trabalho atual ou de caminhos combinados. É normalmente escrito em referência ao diretório raiz.

Um caminho relativo é um caminho relativo ao diretório de trabalho do usuário ou da aplicação, desta forma o caminho absoluto completo não terá que ser fornecido.

Uniform Naming Convention[editar | editar código-fonte]

O UNC do Microsoft Windows, abreviação para Universal Naming Convention ou Uniform Naming Convention (em português Convenção de Nomeclatura Uniforme), especifica uma sintaxe comum para descrever a localização de um recurso de rede, como um arquivo, diretório ou impressora compartilhados.[1] A sintaxe do UNC para sistemas Windows possui a seguinte forma genérica:

\\NomeDoComputador\PastaCompartilhada\Recurso

A Microsoft frequentemente refere-se a isto como um "caminho de rede".

Definição de nome de caminho POSIX[editar | editar código-fonte]

Alguns sistemas do tipo Unix utilizam uma sintaxe similar. POSIX sempre considera um caminho iniciando com duas barras de uma maneira definida pela implementação, embora em outros casos os sistemas devem tratar várias barras como barras individuais. Muitas aplicações em sistemas do tipo Unix (por exemplo, scp, rpc e rsync) usam definições de recurso como:

nomedohost:/caminhododiretorio/recurso

ou como URLs com o nome do serviço (nesta caso o 'smb'):

smb://nomedohost/caminhododiretorio/recurso

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre computação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.