Canaan Sodindo Banana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Canaan Sodindo Banana
CS_Banana.jpg
Canaan Sodindo Banana
Presidente de  Zimbabwe
Mandato 18 de abril de 1980 - 31 de dezembro de 1987
Antecessor(a) Josiah Zion Gumede (Rodésia do Sul)
Sucessor(a) Robert Mugabe
Vida
Nascimento 5 de março de 1936
Esiphezini, Rodésia do sul
Morte 10 de novembro de 2003
Londres

Canaan Sodindo Banana (5 de março de 1936 - 10 de novembro de 2003) foi o primeiro presidente do Zimbabue de 18 de abril de 1980 até 31 de dezembro de 1987. Um ministro metodista, ocupou o cargo de certo modo como uma figura cerimonial, uma vez que seu eventual sucessor, Robert Mugabe, era quem atuava como primeiro-ministro.

Durante sua vida, Banana reuniu dois dos partidos políticos do país, a Zimbabwe African National Union (ZANU) e o Zimbabwe African People Union (ZAPU), se convertendo em um diplomata da Organização da Unidade Africana, e dirigiu o departamento religioso da Universidade do Zimbabué. Sua vida posterior se tornou tumultuada por acusações sodomia - um crime no país - que negou.

Banana nasceu em 1936 em Esiphezini, Rodésia do Sul. Seus pais eram uma ndebele de Malawi e um imigrante da Rodésia. Foi educado pelos missionários em uma escola local e mais tarde foi escolarizado num instituto de formação de professores.