Capo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Capotraste)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Um capo.

O capo (abreviado de capotasto, que significa "cabeça do braço" em italiano), capotraste, trastejador ou "pestana fixa" é um dispositivo usado para encurtar as cordas e assim tornar as notas mais agudas, em um instrumento de cordas como guitarra, violão, bandolim ou banjo. Há diversos tipos e estilos de capo disponíveis, utilizando uma gama de mecanismos, sendo o mais comum uma barra de borracha para segurar as cordas, apertada com uma faixa de elástico ou nylon, ou uma pinça de metal segura por molas.

Atualmente, os mais usados são os de metal seguro por molas, pela sua facilidade de uso em shows e apresentações. Alguns são feitos com alumínio de fuselagem de aviões, oferecendo mais durabilidade e precisão.

O mercado de capos tem crescido bastante. Alguns guitarristas e violonistas famosos, como Noel Gallagher, John Mayer, Keith Richards, Trace Bundy, e outros, têm aderido ao uso do capotraste.

Correndo as casas com o capotraste no braço do violão ou guitarra, você aumenta os tons (usando os semitons representados por cada casa). Ex: em uma escala de E (mi maior), se você aplica o capo na primeira casa, a tonalidade mudará para F (fá maior).

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Capo