Carl Menger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carl Menger
CarlMenger.png
Fundador da Escola austríaca
Nascimento 23 de fevereiro de 1840
Nowy Sącz no Império Austríaco
Morte 26 de fevereiro de 1921 (81 anos)
Viena, Áustria
Nacionalidade Áustria Austríaco
Magnum opus "Princípios de Economia Política"
Escola/tradição Escola Austríaca
Ideias notáveis Lei da utilidade marginal

Carl Menger (Neu-Sandez, 23 de fevereiro de 1840Viena, 26 de fevereiro de 1921) foi um economista austríaco, fundador da escola austríaca. Desenvolveu uma teoria subjetiva do valor, a teoria da utilidade marginal, ligando-a à satisfação dos desejos humanos.

Para ele, as trocas ocorrem porque os indivíduos tem avaliações subjetivas diferentes de uma mesma mercadoria: toda a atividade econômica resulta simplesmente da conduta dos indivíduos e deve ser analisada a partir do consumo final, como uma pirâmide invertida.

Definição de valor para Menger: um bem tem valor pois satisfaz uma necessidade, sendo que esse valor deriva da necessidade que não seria satisfeita caso não tivéssemos o bem. Valor é diferente de preço (que é determinado pelo mercado, dependendo assim, da concorrência e informação).

Sua teoria da utilidade foi também desenvolvida, na mesma época (1871) e independentemente, por Jevons, mas foram Menger e seus discípulos Böhm-Bawerk e F. von Wieser que melhor a exploraram.

Menger foi professor de economia política na Universidade de Viena de 1873 a 1903. Sua obra mais importante, na qual desenvolveu sua teoria da utilidade marginal, é Die Grundsatze der Volkswirtschaftslehre de 1871. Também deixou contribuições no campo da teoria monetária e da metodologia das ciências humanas.

Bibliografia

Em português

Ver também


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Economistas da Escola Austríaca