Carquemis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Carquemish)

O local da antiga cidade de Carquemis ou Karkamis, chamado atualmente de Jerablus, situa-se na fronteira entre a Turquia e Síria, aproximadamente a 100 km o NE de Alepo. Pela sua localização geo-estratégica, foi uma importante cidade comercial e base militar na parte superior do Rio Eufrates.

Escavações feitas no local da antiga Carquemis, revelaram um grande número de documentos no idioma hitita. Pertenceu durante aproximadamente dois séculos durante a segunda metade do segundo milénio a.C. ao Império Hitita.

Depois foi conquistada pelo rei Sargão II da Assíria, que governou entre 722 e 705 a.C., e uma inscrição relata que nessa altura chegou-se a pensar para transformá-la na nova capital do reino. Mas os seus herdeiros não se interessaram por tal plano[1].

Também foram achados vestígios arqueológicos indicando uma forte influência egípcia.

Em 605 a.C., Nabucodonosor II, ainda como príncipe herdeiro, derrota o Faraó Neco II na Batalha de Carquemis. (Jeremias 46:2,6,10; II Reis 24:7) Isso marcou o fim da presença egípcia na região do corredor Siro-Israelita (entre 609 a.C. a 605 a.C.) e do que restava do Império Assírio.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.