Carro fúnebre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O carro fúnebre usado para transportar o corpo do ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan durante seu funeral
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carro fúnebre

Carro fúnebre ou rabecão[1] é o veículo usado para o transporte de mortos. Em alguns países que, por motivos religiosos e culturais, a cerimônia de sepultamento dos mortos é prática considerada importante, o carro fúnebre chega a ser até um veículo de luxo, exuberante e que acaba fazendo parte da cerimônia, principalmente quando o corpo é velado em um lugar e enterrado em lugar diferente.

Uma carreata segue o veículo fúnebre. O carro fúnebre também é peça importante de um cerimonial de enterro no caso da morte de alguma personalidade. A figura do carro fúnebre tornou-se marcante em filmes que retraram a máfia italiana, na qual, o cerimonial de enterro de mortos acabou ganhando destaque. Há também o carro do serviço funerário, popularmente chamado de rabecão em algumas regiões do Brasil. Caminhonetes, refrigeradas ou não, recolhem os corpos em caso de homicídios em vias públicas.

O carro fúnebre representa um negócio importante em alguns países, existindo montadoras especializadas em adaptar veículos para as funções do carro fúnebre ou mesmo locadoras deste tipo de veículo.

Referências

  1. "http://www.dicionariodoaurelio.com/dicionario.php?P=Rabecao.". Página visitada em 29 de abril de 2010.