Catedral de San José

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Catedral de San José
Fachada da Catedral.
Construção 1680
Diocese Arquidiocese da Cidade da Guatemala
Local Guatemala Antigua Guatemala, Guatemala

A Catedral de San José, situada na cidade de Antigua Guatemala, faz parte da Arquidiocese da Cidade da Guatemala. Os primeiros pilares para a construção foram colocados no ano de 1542 com os escombros da antiga catedral no vale de Almolonga. Sua construção foi parada pelos frequentes terremotos ao longo dos anos. Em 7 de abril de 1669 o templo foi demolido e um segundo santuário foi inaugurado em 1680 sob a direção de Juan Pascual e José de Porres. O título de catedral foi concebido em 1743; sendo assim, a mais luxuosa da América Central nessa época. De baixo da estrutura é encontrada uma cripta, além de um conjunto de túneis cuja utilidade se desconhece.

A primeira catedral abrigou os restos do conquistador Pedro de Alvarado que haviam sido mudados a pedido de sua filha em 1568, mas desapareceram com sua demolição.