Caucus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nos Estados Unidos designa-se por caucus o sistema de eleger delegados em dois estados (Iowa e Nevada), na etapa das eleições primárias ou preliminares na qual cada partido decide quem irá receber a nomeação desse partido para a presidência.

Cada partido político reúne os apoiantes ou militantes dos diferentes candidatos. Nesta reunião, o número de delegados é atribuído dependendo da quantidade de pessoas que residem no círculo eleitoral; há uma fórmula matemática que determina o número de votos que é preciso obter na eleição primária (caucus), e os delegados são eleitos por representação proporcional.

A partir de 2004, os eleitores do estado de Nevada participaram de uma eleição primária (caucus), sendo o de 2008 realizado em 19 de Janeiro.

Contados os resultados das votações nos estados, fica nomeado por cada partido o candidato à presidência. O presidente será escolhido em eleições indirectas por um colégio eleitoral, às quais se apresenta o candidato de cada partido.

Origem do termo[editar | editar código-fonte]

A origem da palavra caucus é controversa, entretanto é geralmente aceito que provenha do algonquim, cau´-cau-as´u ("conselho") e provavelmente tenha sido introduzida no jargão político pela Tammany Hall, uma associação de políticos do Partido Democrata de New York conhecida pelo uso de termos de origem indígena. Outras fontes afirmam que o termo deriva do Latim medieval caucus ("tigela de beber"), ligando-o ao Caucus Club, que existia em Boston à época colonial.