Celosia cristata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Plantas.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Fevereiro de 2008.

Como ler uma caixa taxonómicaCelosia
Celosia cristata

Celosia cristata
Classificação científica
Reino: Plantae
Filo: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Amaranthaceae
Género: Celosia
Espécie: C. cristata

Celosia cristata L., pertencente à família Amaranthaceae, é considerada flor de corte utilizada em arranjos florais. Trata-se de uma planta herbácea anual, originária da América Tropical, atingindo de 30–80 cm de altura, com caule ereto, suculento e não ramificado. Suas folhas elípticas lanceoladas, são verdes ou vermelho-bronzeadas com inflorescências terminais, espessas e achatadas, aveludadas, em forma de crista de galo, nas cores vermelha, esbranquiçada, rósea ou creme amarelada. Cultivada em conjuntos e renques em beira de muros e paredes, a pleno sol, em canteiros ricos em composto orgânico, de boa drenagem e irrigados a intervalos. Desenvolve-se a pleno sol e prefere o calor ao frio intenso. Multiplica-se facilmente por sementes produzidas em grande quantidade, que podem ser semeadas no decorrer do ano todo, principalmente no verão (LORENZI, 2001).