Caryophyllales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCaryophyllales
Cerastium tomentosum

Cerastium tomentosum
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Famílias
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Caryophyllales

As Caryophyllales constituem uma ordem de plantas Eudicotiledôneas. Os novos esquemas de classificação incluem um largo número de famílias, pertencendo a maioria a dois subgrupos distintos. As principais Caryophyllales subdividem-se nas famílias:

Excepto para as duas últimas famílias, este grupo corresponde directamente às Caryophyllales de acordo com o antigo Sistema de Cronquist. Existem algumas variações ligeiras na forma como as famílias são reconhecidas, nesta e noutras classificações. Tanto as Stegnospermataceae como as Barbeuiaceae estão incluídas nas Phytolaccaceae de Cronquist, enquanto que as Didieraceae estão incluídas no grupo mais recente das Portulaceae, e as suas Chenopodiaceae correspondem às Sarcobataceae mais algumas Amaranthaceae. As Asteropeiaceae e as Physenaceae contêm ambas apenas um género, que Cronquist incluiu nas Theaceae e Capparidaceae, respectivamente.

O outro grupo maior de Caryophyllales inclui as seguintes famílias, algumas delas de plantas carnívoras:

Cronquist considerava as Polygonaceae e Plumbaginaceae como duas ordens separadas que, juntamente com as Caryophyllales formavam a subclasse das Caryophyllidae. As Droseraceae e Nepenthaceae (incluindo as Drosophyllaceae) formavam a ordem das Nepenthales, juntamente com as Sarraceniaceae, formando as duas o grupo das Dilleniidae. As restantes famílias estavam incluídas nas Violales.

Mais duas famílias pertencem às Caryophyllales, não pertencendo aos dois grupos acima mencionados:

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Caryophyllales