Laurales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaLaurales
Laurus nobilis

Laurus nobilis
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Laurales
Famílias
Atherospermataceae

Calycanthaceae
Gomortegaceae
Hernandiaceae
Lauraceae
Monimiaceae
Siparunaceae

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Laurales

Laurales é uma ordem de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à classe Magnoliopsida (Dicotiledóneas - planta cujo embrião contém dois ou mais cotilédones).

São um grupo basal de angiospérmicas, e anteriormente por vezes incluidas nas Magnoliales.

A ordem inclui cerca de 2500-2800 espécies, em 85-90 géneros, compreendendo 7 famílias de árvores e arbustos. A maioria das espécies são tropicais e subtropicais, apesar de alguns géneros chegarem a ocorrer em regiões temperadas. As espécies mais conhecidas desta ordem são as da família Lauraceae (por exemplo, o loureiro, a caneleira, o abacateiro e o sassafrás) e do género Calycanthus, da família Calycanthaceae.

Os fósseis mais antigos que se conhecem ocorrem no Cretácico Inferior. É possível que a origem antiga desta ordem seja uma das razões para a sua grande diversidade morfológica. De facto, presentemente, não existe propriedade comum que possa servir para unificar todos os membros das Laurales. Este facto é por vezes utilizado para invocar o incorrecta circunscrição desta ordem. A presente classificação é baseada em recentes dados moleculares e análises genéticas.

É composta pelas seguintes famílias, segundo o sistema APG:

No antigo sistema de Cronquist, as Laurales incluiam um conjunto de famílias ligeiramente diferentes:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.