Geraniales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGeraniales
Buberel unknown flower 8.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: rosídeas
Ordem: Geraniales
Famílias (APG III)
Geraniaceae

Melianthaceae
Vivianiaceae

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Geraniales

Geraniales é uma ordem de plantas angiospérmicas (plantas com flor - divisão Magnoliophyta), pertencente à classe Magnoliopsida (Dicotiledóneas - planta cujo embrião contém dois ou mais cotilédones).

A maior família desta ordem são as Geraniaceae, representadas por cerca de 800 espécies. O resto da ordem inclui pequenas famílias que no conjunto representam somente cerca de 40 espécies. A maioria dos membros da ordem são herbáceos, mas existem também espécies arbustivas e árvores de pequeno porte.

A importância económica das Geraniales é relativamente reduzida. Algumas espécies do género Pelargonium são cultivadas por causa dos seus óleos aromáticos, utilizados na industria da perfumaria. Outras espécies têm também utilização em horticultura e na medicina.

Morfologia[editar | editar código-fonte]

Flores pentâmeras, actinomorfas o zigomorfas. O androceu tem 2 verticilos, com um deles por vezes transformado em estaminódio. Apresentam um disco nectarífero muito reduzido, que chega a transformar-se em glândulas internas. O gineceu é supero.

Classificação[editar | editar código-fonte]

No sistema de classificação de Cronquist, a ordem Geraniales tinha uma composição diferente, compreendendo as seguintes famílias:

As Vivianiaceae e as Ledocarpaceae estam incluidas na família Geraniaceae e as Hypseocharitaceae na família Oxalidaceae, que agora é incluida na ordem Oxalidales. As Melianthaceae estavam colocadas na ordem Sapindales. As famílias Greyiaceae e Francoaceae dentro das Rosales, sendo que a última era incluida na família Saxifragaceae.

A classificação filogenética APG (1998)

mudou consideravelmente a organização desta ordem. Na classificação filogenética APG II (2003)

, compreende as seguintes famílias:

NB "[+" = família opcional.

O Angiosperm Phylogeny Website

[22 de Agosto de 2006] aceita a família Francoaceae (mas não a Hypseocharitaceae), sendo que ordem compreende cinco famílias:

A classificação filogenética APG III (2009)

coloca esta ordem nas malvídeas, com a seguinte composição:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.