Chapisco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Chapisco é uma argamassa usada para revestir paredes ou tetos. Sua finalidade é facilitar o revestimento posterior, garantindo maior aderência, devido à sua superfície porosa.

O chapisco é uma argamassa de cimento e areia média ou grossa sem peneirar no traço 1:3. Deve ser utilizado no máximo até 2,5 horas a partir do contato da água com os demais componentes e desde que não haja qualquer sinal de endurecimento.

Consumo de materiais por m² de chapisco:: Cimento = 2,25 kg areia = 0,0053m³

Os tetos devem ser previamente preparados mediante a aplicação de chapisco, que deverá receber adesivo para argamassa para garantia de aderência. Deve ser lançado sobre a alvenaria previamente umedecida com auxílio da colher de pedreiro, em uma única camada de argamassa. A camada de chapisco deve ser uniforme, fina e de acabamento áspero. De acordo com a NBR 7200 a espessura do chapisco é de 3 mm a 5 mm. A cura do chapisco se dá 24h depois da aplicação, realizada a cura, pode ser executado o emboço.

Com finalidade de reduzir custos, o chapisco pode ser usado como acabamento rústico, para revestimento externo, neste caso executado com vassoura ou peneira salpicando até cobrir totalmente a superfície.

Constitui a primeira etapa de revestimento de uma alvenaria.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.