Chumbada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Chumbada é uma favela do município de São Gonçalo, entre os bairros de Mutondo e Galo Branco, passando por Nova Cidade, Bairro Antonina, São Miguel , e Estrela do Norte , comandada pela facção Amigo dos Amigos (ADA), desde 2005, após a morte de um de seus principais lideres, Bocão, por ordem de Luís Queimado, chefão do CV em São Gonçalo , que antes comandava a favela (pois Bocão, para consolidar seu poder, entregou para a polícia seu comparsa Ereuzo - pois o temia uma vez que Ereuzo era C.V fiel, para preparar o terreno para a facção inimiga, numa espécie de golpe de estado). Irritados com a morte de seu companheiro Bocão, os traficantes da favela deram continuidade ao golpe de estado e se uniram à Rocinha, Vila do Pinheiros e São Carlos, e passaram a integrar a facção ADA, atualmente liderada por DODO, que está preso e pelo seu homem de confiança Danny Boy, após Japão ter se unido na favela Rua da Feira no Barro Vemelho, ele expandiu os dominios do ADA em São Gonçalo no Engenho Pequeno, ao se Unir com Levir da Alma (Chefao do Morro da Alma).

O traficante Bentivi da Rocinha se refugiou algum tempo na Chumbada, com uma segurança armada de 30 fuzis, ao voltar pra Rocinha foi morto em emboscada feita pela Polícia.

A Chumbada é uma das poucas favelas comandada por essa facção em São Gonçalo, além dela, são Rua da Feira no (Barro Vemelho); Morro da Alma em (Coelho); Cerâmica em (Colubandê) e os "Predião" em (Jardim Alcântara), a favela está em constante confronto com favelas de facções rivais, principalmente, os morros do Escadão (Galo Branco) e Menino de Deus (Rocha - Centro), mas existem relatos sobre guerras com nas favelas Salgueiro, Mutuapira e Jardim Catarina.

Após cerca de 5 anos sob o comando da facção ADA, traficantes do C.V tentam invadir o morro da Chumbada. A tomada liderada por Bacuri do Menino de Deus, durou apenas 3 dias sob o controle da Chumbada que temendo reforços da Rocinha e São Carlos, deixou a Chumbada e acabou morrendo numa emboscada da polícia no mesmo morro. No dia 03/10/09 após três horas de tiroteio a Chumbada teria sido tomada em parte por Nenequinha do C.V, o atual frente do morro Menino de Deus, junto com Dudu do Morro do Escadão e TH do Jardim Catarina.[1] Teriam tido a ajuda também das favelas: Complexo da Coruja em Villa Lage e Complexo do Cubango em Niterói além de Morro da Mangueira e Jacarezinho, ambas no Rio.

Investidas da polícia na favela atrás de corpos da guerra do dia 03/10/09 comprovam a suspeita de que a chumbada não teria sido tomada por completo e ainda seria A.D.A, policiais teriam sido recebidos a tiros por traficantes da facção e no morro policiais receberam informações que traficantes da Chumbada, Morro da Alma e Rocinha planejam um contra-ataque contra o morro Menino de Deus e até Jardim Catarina e Salgueiro seriam atacados. Isso parece ser só o começo de uma guerra declarada em São Gonçalo e a Chumbada que já teve fama de violenta volta ao cotidiano de violência na guerra entre as facções .

Referências

  1. O Dia (03.10.2009). PM cerca favela após confronto entre traficantes em São Gonçalo. Visitado em 26.11.2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre favelas ou favelados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.