Cidade partida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Cidade partida é um termo de certos estudos de sociologia urbana, depois disseminado pela mídia, para designar uma teoria segundo a qual a estrutura socioeconômica da cidade do Rio de Janeiro seria dividida em duas, em linhas que separariam classes sociais, bairros e grupos culturais, com diálogo e interação limitados entre cada parte. Análoga a essa visão, há os conceitos de "morro" e "asfalto", o primeiro designando as favelas (muito embora várias delas sejam planas, e não em morros) e o segundo, as zonas urbanizadas de classes média e alta.

O termo foi disseminado pelo livro homônimo do jornalista Zuenir Ventura, lançado em 1994, que acompanha paralelamente a vida de moradores de Vigário Geral, onde acontecera uma chacina histórica no ano anterior, e de moradores ativistas da zona sul, especialmente ligados à organização da sociedade civil Viva Rio, em manifestações contra a violência urbana. Também no ano anterior, a praia de Ipanema tinha sido palco de dois violentos arrastões, fato que traumatizou grande parte da população local.

Na introdução do livro, o cineasta Arnaldo Jabor faz menção à década de 1950, época considerada utópica por estudiosos da sociologia urbana carioca, quando, supostamente, haveria uma integração maior e mais amistosa entre morro e asfalto.

Na verdade, já existiam então "duas cidades" ou uma cidade partida, mas a convivência amena, a obediência civil, a falta de antagonismos de classe e a despreocupação com os problemas sociais nem sempre deixavam perceber que havia um ovo de serpente chocando no paraíso.


Inspirado pelo mesmo termo, "Cidade Partida" é o título de uma música do grupo Cidade Negra.

Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.