Cisticola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCisticola
C. exilis

C. exilis
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Cisticolidae
Género: Cisticola
Espécies
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Cisticola

As fuinhas ou boitas são aves passeriformes da família Cisticolidae que se classificam no género Cisticola. O grupo ocorre em África e inclui 51 espécies, 16 das quais podem ser observadas em Moçambique.

São aves de queno porte, medindo menos de 15 cm de comprimento total. A plumagem é muito semelhante em todas as espécies: branca ou amarelada na zona inferior do corpo e acastanhada na zona superior. A cauda é pequena e castanha e as patas são relativamente altas. O bico é preto, curto e adaptado a uma alimentação à base de insectos, em particular, gafanhotos.

A falta de características óbvias, aliada à rapidez com que se movem no seu habitat natura, faz com que sejam aves muito difíceis de observar ou identificar no campo. Alguns critérios a ter em conta são o padrão das asas, nomeadamente a presença, ausência, diversidade e ou localização de manchas ou riscas, bem como o tipo de habitat, tendo em conta factores como a altitude e tipo de vegetação.

As fuinhas são residentes comuns em toda a sua distribuição geográfica e desempenham um papel importante no controle das populações de gafanhotos nas áreas que habitam.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Referência[editar | editar código-fonte]

  • Maclean, G.L., 1993. Robert’s Birds of Southern Africa. 6th Edition. John Voelcker Bird Book Fund