Clube alpino francês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Clube alpino francês (CAF), como é tradicionalmente conhecido a FFCAM, Fédération française des clubs alpins et de montagne, é uma federação de clubes com o objectivo de promover o montanhismo.


História[editar | editar código-fonte]

O CAF foi fundado em 1874 e reconhecido pelo estado francês como de utilidade pública em 1882, e tornou-se uma federação em 1996 com o nome de Fédération des Clubs alpins français. O nome actual só entrou em vigor depois do 5o congresso da então FCAF realizada em Janeiro de 2005 em Chambéry, que se tornou uma federação desportiva reagrupando mais de 285 clubes.

Missão[editar | editar código-fonte]

Favorecendo todas as práticas desportivas relacionadas com a montanha, abrange tanto o montanhismo (como o alpinismo, escalada, etc.) como o esqui (como o esqui alpino, esqui de fundo etc,), como a espeleologia, etc. Todas as suas actividades são devidamente enquadradas dentro do respectivo clube por pessoal qualificado, os monitores tanto benévolos como profissionais que para obterem o título de monitores têm de passas provas no terreno e exames reconhecidos pelo estado francês.

Refúgios[editar | editar código-fonte]

A FFCAM também tem por missão gerir e assegurar a manutenção de 380 refúgio de montanha e chalets repartidos pelo maciço montanhoso francês e que constituem a base da descoberta da natureza e de todas as praticas do desporto na montanha [1] .

CAA[editar | editar código-fonte]

Este clube é um dos membros dos Clubes do Arco Alpino (CAA) que foi fundado a 18 de Novembro de 1995 em Schaan no Liechtenstein.

Referências

  1. CAF - Fédératrion (em francês). Página visitada em Dezembro 2012.

Ver também[editar | editar código-fonte]