Codec de vídeo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.

Um codec de vídeo é um programa que permite comprimir e descomprimir vídeo digital. Normalmente, os algoritmos de compressão usados resultam em uma perda de informação, porém existem alguns codecs que comprimem o arquivo sem que haja perda, por exemplo: HuffYUV, MSU, MJPEG, H.264 e FFmpeg Video 1.

O problema que os codecs pretendem resolver é que a informação de vídeo é muito grande em relação ao que um computador é capaz de suportar. Esta é a forma como alguns segundos de vídeo em uma resolução aceitável podem ocupar um lugar respeitável em um meio de armazenamento típico (disco rígido, CD, DVD), e seu manuseamento (cópia, edição, visualização) pode levar facilmente a exceder as possibilidades do computador ou levá-lo ao seu limite.

Existe um complexo equilíbrio entre a qualidade do vídeo, a quantidade de dados necessários para representá-lo (também conhecida como taxa de bits (em inglês Bitrate)), a complexidade dos algoritmos de codificação e decodificação, a robustez contra perda de dados e erros, a facilidade de edição e outros fatores.

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.