Colius castanotus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaSiripipi-de-benguela
ColiusCastanonotusKeulemans.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Coliiformes
Família: Coliidae
Género: Colius
Espécie: C. castanotus
Nome binomial
Colius castanotus
(Verreaux & Verreaux, 1855)

O Colius castanotus, (Siripipi-de-benguela) também conhecido por rabo-de-junco-de-rabadilha-vermelha ou rabo-de-junco-de-dorso-vermelho, é uma espécie de pássaro da família Coliidae. É endémico de Angola e também pode ser encontrado na República Democrática do Congo.[1] Não são conhecidas subespécies.[2]

Características[editar | editar código-fonte]

O siripipi ou seripipi, é um pássaro frugívoro, da família dos Coliídeos, tem 35 cm de comprimento e pesa 45 a 60g sendo nativo de Angola. Apresenta uma crista e cauda duas vezes superior ao tamanho do corpo em ambos os sexos. A sua plumagem é cor-de-canela, a face é negra, o peito e a garganta são cinzentos, o ventre tem um tom dourado pálido e a rabadilha é vermelha.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

Vive em matas e na orla das florestas. Voa pausadamente devido ao comprimento da cauda, normalmente em bandos de 5 a 8 indivíduos e em fila indiana. Alimenta-se de rebentos, folhas e frutos de vegetação variada.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

O ninho, em forma de taça, é construído em conjunto pelo casal, com materiais vegetais e penas, ficando oculto entre a vegetação e por vezes junto ao solo. A fêmea põe normalmente 2 a 5 ovos que são incubados por ambos, durante 2 na 3 semanas. A incubação começa no momento da postura do primeiro ovo, levando a que haja no ninho crias em vários estádios de desenvolvimento. Os juvenis estão aptos a voar ao fim de 17 dias.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Colius castanotus