Frugívoro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Frugívoro (do latim frux = fruto; e vorare = comer, devorar) é o animal cuja dieta alimentar é composta principalmente de frutos, não causando prejuízo às sementes de uma planta, que são eliminadas intactas por defecação ou regurgitação. Excluem-se deste grupo os animais que, apesar de consumirem frutos, descartam a polpa para se aproveitar das sementes ou simplesmente mastigam as sementes junto da polpa. Estes animais são considerados granívoros ou predadores de sementes.[1]

Apesar de incluir frutos em sua dieta, os seres humanos civilizados não são considerados frugívoros, pois não realizam a dispersão das sementes, sendo classificados, portanto, como onívoros. Entretanto, animais onívoros podem desempenhar o papel de frugívoros.

As plantas desenvolveram uma série de adaptações para a dispersão por animais, com algumas pequenas diferenças de acordo com o frugívoro: na saurocoria (dispersão por répteis), os frutos apresentam forte odor, coloração vermelha ou alaranjada e se desenvolvem perto do solo ou caem quando maduros; na ornitocoria (dispersão por aves), os frutos não apresentam odor, já que estes animais têm olfato fraco, sendo detectados visualmente; na mamalocoria (dispersão por mamíferos), os frutos exalam forte odor e estão situados fora da folhagem, presos ao caule ou próximos do solo. Neste último, a cor do fruto não possui grande relevância.

São poucas as espécies animais exclusivamente frugívoras. Entre os peixes, o tambaqui (Colossoma macropomum) alimenta-se somente de frutos na fase adulta, porém é onívoro na fase jovem, nutrindo-se do zooplâncton.[2] Dentre as aves, o guácharo (Steatornis caripensis) é um exemplo de frugívoro exclusivo.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. ARGEL-DE-OLIVEIRA, M. M., 1998. Aves que plantam. Frugivoria e dispersão de sementes por aves. Boletim CEO (13): 9-23.
  2. SAINT-PAUL, U., 1984. Ecological and Physiological investigations of Colossoma macropomum, a new species for fish culture in Amazonia. Memorias de La Asociación Latinoamericana de Acuicultura 5:510–18.
  3. SNOW, D.W., 1981. Tropical frugivorous birds and their food plants: a world survey. Biotropica, 13(1): 1-14.