Colocation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A sala do Telecity colocation centre em Aubervilliers, periferia nordeste de Paris, onde estão hospedados alguns servidores da Wikipédia

Co-location ou colocation (em português, "compartilhamento de localização", entendida como espaço físico e infra-estrutura) é uma modalidade de alojamento web, destinado principalmente a grandes organizações e a empresas de serviços web. O termo é utilizado sobretudo em países anglófonos, enquanto que em outros este tipo de serviço é denominado housing .

Um colocation centre (também chamado "colo" ou carrier hotel) é um data center independente que oferece hospedagem compartilhada para múltiplos servidores de diversas organizações. Estas alugam a rede e dispositivos de armazenamento de dados, interconectando-se a vários provedores de serviços de telecomunicações e outros serviços em rede, além de usufruir da infra-estrutura.

Geralmente as organizações recorrem à colocation pela economia de custo e tempo obtida em aplicações de rede críticas para as quais são necessárias infra-estruturas autônomas muito caras. Ademais os sistemas mecânicos de grande capacidade requerem grandes áreas: um colocation center típico deve ter de 4500 a 9500 metros quadrados. O compartilhamento da infra-estrutura do Centro de Processamento de Dados, proporciona significativos ganhos de escala.

Com os recursos de TI e de comunicações localizados em local seguro, as empresas de telecomunicações, Internet, ASP, os provedores de conteúdo e outras organizações usufruem de maior rapidez na transferência de dados e informações, podendo dedicar mais tempo ao seu negócio principal.

Finalmente, ao terceirizar a rede de tráfego para um provedor de serviços do colocation center, dotado de maior capacidade de transmissão (maior Largura de banda), a velocidade de acesso ao website aumenta consideravelmente. Os usuários reduzem seus custos de tráfego e liberam suas redes internas para outros usos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]