Aubervilliers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aubervilliers
  Comuna francesa França  
Centro de Aubervilliers.
Centro de Aubervilliers.
Centro de Aubervilliers.
Símbolos
Brasão de armas de Aubervilliers
Brasão de armas
Gentílico Albertivillariens
Localização
Aubervilliers está localizado em: França
Aubervilliers
Localização de Aubervilliers na França
Coordenadas 48° 54' 47" N 2° 23' E
País  França
Coletividade Metrópole da Grande Paris
Região Ilha de França
Departamento Sena-São Dinis
Administração
Prefeito Meriem Derkaoui (PCF)
Características geográficas
Área total 5,76 km²
População total (2018) [1] 87 762 hab.
Densidade 15 236,5 hab./km²
Altitude máxima 46 m
Altitude mínima 33 m
Código Postal 93300
Código INSEE 93001
Sítio aubervilliers.fr

Aubervilliers é uma comuna francesa, situada na periferia de Paris ao norte, no departamento de Seine-Saint-Denis, na região da Ilha de França. Sua população era de 63.136 habitantes, em 1999. Seus habitantes são chamados de Albertivillariens.

Sua identidade urbana e humana é marcada pelo legado da indústria e do trabalho. A cidade faz parte do estabelecimento público territorial Plaine Commune, na Metrópole da Grande Paris. Ela é limítrofe de Saint-Denis, de La Courneuve, de Pantin e dos 18º e 19º arrondissements de Paris.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Toponímia[editar | editar código-fonte]

A cidade é mencionada sob a forma latinizada Albertivillare em 1059[2]. Daí o gentílico de Albertivillarien para designar os habitantes.

Nome do local em -villiers (variante de -villier, -villers, -viller, derivado do baixo latim villare, derivado de villa, fazenda, vila, depois cidade) apelativo característico de domínios agrícolas da época merovíngia e carolíngia. O primeiro elemento é o nome de pessoa germânica Adalbertus, que deu os prenomes Albert (forma erudita) e Aubert (forma popular) tornado patrônimo. Homonímia com uma aldeia do Sena e Marne, Aubervilliers e algumas Auberville da Normandia (as outras sendo explicadas pelo nome de pessoa nórdico Osbern> Auber, sobrenome normando).

História[editar | editar código-fonte]

Originalmente toda o seu território era uma propriedade agrícola (villare) pertencente a um certo Albert ou Aubert. Aubervilliers não aparece nos arquivos antes de 1060, quando será uma vila povoada por agricultores, mantendo-se assim até o século XIX, pois a proximidade dos mercados de Paris favorecia a cultura de verduras e legumes

O Forte de Aubervilliers, construído em 1843, é uma das obras realizadas a partir de 1840, por determinação do então presidente da república, Adolphe Thiers, para proteger Paris e esmagar eventuais rebeliões. O forte será particularmente útil na repressão à Comuna de Paris, em 1871.

O Canal Saint-Denis entre Paris e Aubervilliers.

Durante a Revolução Industrial, indústrias se instalam ao longo do Canal de Saint Denis, que atravessa a parte oeste da cidade, e os operários, muitos dos quais estrangeiros, vão residir nas áreas da periferia da capital, onde o aluguel é mais barato. Desde então, Aubervilliers é uma cidade multicultural, onde coabitam pessoas de 70 nacionalidades.

Economia[editar | editar código-fonte]

O Telecity Paris, datacenter que abriga servidores da Wikimedia, está localizado em Aubervilliers.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
  2. Albert Dauzat e Charles Rostaing, Dictionnaire étymologique des noms de lieux en France, éditions Larousse 1968.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Aubervilliers