Aubervilliers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Aubervilliers é uma vila da França, situada na periferia nordeste de Paris, no departamento de Seine-Saint-Denis, região de Île-de-France. Sua população era de 63.136 habitantes, em 1999.

O Telecity Paris, datacenter que abriga servidores da Wikimedia, está localizado em Aubervilliers.

Brasão de armas de Aubervilliers.

Originalmente toda o seu território era uma propriedade agrícola (villare) pertencente a um certo Albert ou Aubert. Aubervilliers não aparece nos arquivos antes de 1060, quando será uma vila povoada por agricultores, mantendo-se assim até o século XIX, pois a proximidade dos mercados de Paris favorecia a cultura verduras e legumes

O Forte de Aubervilliers, construído em 1843, é uma das obras realizadas a partir de1840, por determinação do então presidente da república, Adolphe Thiers, para proteger Paris e esmagar eventuais rebeliões. O forte será particularmente útil na repressão à Comuna de Paris, em 1871.

Durante a Revolução Industrial, indústrias se instalam ao longo do Canal de Saint Denis, que atravessa a parte oeste da cidade, e os operários, muitos dos quais estrangeiros, vão residir nas áreas da periferia da capital, onde o aluguel é mais barato. Desde então, Aubervilliers é uma cidade multicultural, onde coabitam pessoas de 70 nacionalidades.

O Canal Saint-Denis entre Paris e Aubervilliers.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.