Colonoscopia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A colonoscopia é o exame endoscópico do intestino grosso e porção distal do íleo. É realizado principalmente para detecção de pólipos (tumores benignos), que podem sofrer transformação para malignidade. O exame também detecta cânceres iniciais e faz o diagnóstico de Cancro (tumor) avançado. è utilizado também para o diagnóstico de doença inflamatória intestinal e outras patologias. Além da avaliação da mucosa intestinal e do calibre do órgão, permite a realização de coleta de material para exame histopatológico (biópsia) e a realização de procedimentos como a retirada de pólipos (polipectomia), descompressão de volvo intestinal e a hemostasia de lesões sangrantes.

A colonoscopia virtual, também denominada colonografia é um exame que utiliza reconstrução em terceira dimensão de imagens obtidas através de tomografia computadorizada, é um exame não-invasivo destinado à avaliação da mucosa do cólon. Tem a vantagem de ser menos incômoda que o exame endoscópico, porém também requer preparo (a limpeza do cólon), e estudos sugerem que seja menos eficaz para a detecção de pequenas lesões, e não permite a realização de coleta de biópsias. É consideravelmente mais caro e pouco disponível.

Indicações[editar | editar código-fonte]

A Colonoscopia é feita para:

Somente o profissional médico (Gastroenterologista,colo-proctologista e colonoscopista), devidamente treinado e capacitado para utilizarem com segurança o método.

Procedimento[editar | editar código-fonte]

O procedimento é realizado em sala apropriada para o exame, com ou sem a presença de anestesista de acordo com os protocolos de sedação da instituição. Pode ser necessária consulta prévia com anestesista e/ou enfermeiro, que lhe dará informações detalhadas sobre as restrições alimentares e o preparo do cólon, ou ir à instituição buscar o preparo que dever ser feita no dia e/ou na véspera do exame. O cólon (intestino) deverá estar totalmente limpo para a realização do procedimento.

O exame consiste na introdução de um tubo flexível (colonoscópio) através do intestino grosso. O procedimento dura, em média, 15 a 60 minutos.

Precauções[editar | editar código-fonte]

Para um exame seguro, o cólon deve estar completamente limpo. O paciente deve seguir as orientações de preparo com rigor.

A maioria dos medicamentos de uso habitual deve ser usado como de costume, porém, alguns podem interferir no preparo ou no próprio exame. É importante informar os médicos quais os medicamentos que costuma usar, como aspirina, medicações para artrite, anticoagulantes, insulina e produtos contendo ferro, bem como alergias a medicamentos, doenças pulmonares e/ou cardíacas.

Após o exame, o paciente deve ser encaminhado para uma sala de recuperação pós-anestésica, até que todos os efeitos da medicação tenham passado. A colonoscopia é geralmente bem tolerada e raramente causa dor. Pode ocorrer sensação de pressão, inchaço ou cãibra em alguns momentos após o exame, que desaparecem em seguida. A dieta será liberada, a não ser que o médico oriente de outra forma.

O médico informá-lo-á sobre o resultado do exame, logo após à sua realização. Em caso de realização de biópsias, o hospital ou clínica informará quando o resultado estiver disponível.

Cuidados após o procedimento[editar | editar código-fonte]

  • Não dirigir nenhum tipo de veículo automotivo, por um período de 12 horas;
  • Não retornar ao trabalho, caso seja sedado;
  • Não retornar para casa sem acompanhamento.
  • Alimentação leve.
  • Ingerir Liquidos.

Recuperação da colonoscopia[editar | editar código-fonte]

A colonoscopia geralmente leva de 30 a 60 minutos . Pode ocorrer câimbra ou inchaço durante a primeira hora após o procedimento. O sedativo leva tempo para perder efeito. Pacientes precisam permanecer na clínica por 1 a 2 horas depois do procedimento. A recuperação completa é esperada para o dia seguinte.

Efeitos colaterais da colonoscopia[editar | editar código-fonte]

Pacientes que desenvolverem qualquer um desses efeitos colaterais deve entrar em contato com o médico imediatamente:

  • Dor abdominal forte.
  • Febre.
  • Sangue nas fezes.
  • Tontura.
  • Fraqueza.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]