Comunicação comunitária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Comunicação Comunitária)
Ir para: navegação, pesquisa

A comunicação comunitária é feita através da participação e do compromisso com a comunidade. Através de ferramentas comunicacionais, a comunidade faz sua comunicação. Por ter um caráter de comunicação voltada para servir à comunidade, esse tipo de comunicação tem como característica identificar e transmitir os interesses da comunidade em que está inserida.

Como surgiu[editar | editar código-fonte]

Surgiu da necessidade de democratizar a informação, importante alternativa para promover e ampliar o debate sobre as relações entre comunicação, educação e comunidade. Tendo em vista a manipulação de informação pelas grandes empresas de comunicação que dominam o mundo, a comunicação comunitária veio para dar voz às pessoas que por causa dessa manipulação não conseguem se expressar e expor seus problemas.

Como é feita[editar | editar código-fonte]

Presta serviço à comunidade dando informes, avisos, campanhas, dentre outros; em geral, assuntos voltados diretamente à comunidade. As informações passadas pelos meios de comunicação comunitária são mensagens que incentivam a participação dos moradores na solução de seus problemas. Valoriza-se a cultura local, resgatando a história, as tradições, informando festas e eventos daquela determinada região.

Feita pela comunidade através de um morador ou moradores, geralmente, a comunicação comunitária vem a cada dia ganhando mais força. As universidades vêm se voltando para esse tipo de comunicação, disciplinas de comunicação comunitárias estão mais presentes nas grades curriculares dos cursos de comunicação no Brasil. E é com essa ajuda que a comunicação comunitária vem crescendo, aliada ao saber universitário e ao saber do povo. Esse intercâmbio universidade-comunidade proporcia a ambas um conhecimento multidisciplinar.

Importância[editar | editar código-fonte]

Em resumo, acaba sendo a voz da comunidade. A comunicação comunitária pode ser feita através das rádios comunitárias, dos jornais de bairros, de jornal-mural, de rádio-poste, de fanzine, dentre outros. Por causa da falta de espaço na grande mídia, a comunicação comunitária é criada para as comunidades locais, como uma forma de expressão e de resistência a essa discriminação midiática.

A comunicação comunitária tem outra característica: o trabalho social, tendo em vista que a maioria dos meios de comunicação que trabalham com a comunicação comunitária se sustentam de doações, dentre outros. Então há uma grande força de vontade de fazer comunicação.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]