Concentrix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nome nativo Concentrix Corporation
Slogan Different by design!
Atividade High Value Business Services, Outsourcing, Marketing
Fundação 1991 (1991)
Sede Fremont, CA
Pessoas-chave Chris Caldwell (CEO)
Empregados >100.000 (2016)
Clientes +100 (2016)
Divisões Synnex
Faturamento U$ 1,2 bilhão/ano
Antecessora(s) IBM's Customer Care
Website oficial http://www.concentrix.com

Concentrix [1] é uma empresa multinacional fundada pela Synnex Corporation, nos Estados Unidos, em 1991.[2][3][4] Atua na área de Costumer Care e é especializada em outsourcing e na prestação de serviços de apoio técnico e de interação com o cliente.

É uma empresa cotada na Bolsa de Valores de Nova Iorque e fatura anualmente mais de 1,2 bilhão de dólares tendo como clientes marcas internacionais em 10 setores de atividade: Bancos e Serviços Financeiros, Saúde e Farmácia, Seguros, Tecnologia, Eletronica de Consumo, Comércio Eletrónico, Setor Público, Media e Comunicações, Indústria Automóvel e Transportes e Turismo.[5] Sua controladora, a SYNNEX ocupa a posição 220° no ranking das 500 empresas mais valiosas do mundo.[6]

História e Aquisições[editar | editar código-fonte]

Embora a Concentrix tenha sido fundada oficialmente em 1991, seu patrimônio pode ser considerado desde meados dos anos 70 até os dias atuais, com suas soluções de administração de seguros e serviços, adquiridos em 2013 da IBM. Basicamente, a empresa cresceu através de múltiplas aquisições, trazendo para si oito empresas desde 2006. Duas das aquisições mais importantes incluem o IBM Worldwide Customer Care Services Business, em 2013, e, mais recentemente, o Minacs Group Pte, em 2016.

IBM Worldwide Customer Care Services Business[editar | editar código-fonte]

Em Setembro de 2013, a SYNNEX anunciou a compra da divisão de Customer Care da empresa de tecnologia IBM por cerca de U$ 505 milhões.[7] A companhia pagou aproximadamente U$ 430 milhões em dinheiro e o restante, cerca de U$ 75 milhões, em ações ordinárias. Com isto, a Concentrix incorporou à sua base mais de 54 mil funcionários em todo o mundo. A aquisição incluiu ainda a adição de mais de 300 clientes que prestam serviços em mais de 40 idiomas através de 50 centros de entrega em 24 países e seis continentes, consolidando sua posição entre as 5 maiores empresas de Customer Care do mundo.

Grupo Minacs Pte[editar | editar código-fonte]

Em 2 de agosto de 2016, a SYNNEX anunciou a aquisição total da The Minacs Group Pte com conclusão da fusão em 1 de setembro de 2016. Desde então, a Concentrix adicionou cerca de mais 20 mil funcionários em 35 escritórios globais e trouxe experiência em otimização de marketing, SEO e capacidades analíticas adicionais, complementando sua cartela de serviços. [8]

Soluções[editar | editar código-fonte]

A companhia fornece sistemas para administração de produtos de seguros de vida, saúde, previdência, ferramentas para o engajamento de front-office e aprimoramento de processos e operações através de análise, consultoria para transformação, ferramentas de otimização de mercado para aprimorar o ciclo de vida do cliente final e foco na otimização de mercado Ferramentas, digitalização e automação que inclui Internet das Coisas (IoT), e soluções de negócios Telematics.

A Concentrix gere estes serviços como parte de uma rede de distribuição global integrada com centros localizados em seis continentes. Concentrix suporta múltiplos canais de comunicação que incluem voz, bate-papo, e-mail, SMS e mídia social.

Com uma pegada global no negócio de terceirização de contact center, suas soluções de atendimento ao cliente incluem processos de negócios essenciais nas seguintes áreas:

Serviços específicos do setor[editar | editar código-fonte]

Serviços empresariais personalizados para Telecomunicações, Mídia e Utilitários, Banca, Varejo, Viagens e Lazer, Saúde e Seguros, Indústria e Tecnologia e Setor Público.

Recursos avançados de análise[editar | editar código-fonte]

Inclui Voice of the Customer Analytics (VOCA) para análise de conteúdo não estruturado, scorecards de desempenho, análise de call center, previsão de volume de chamadas, análise operacional, otimização de agentes; IVR analítica; Web analytics, valor de tempo de vida do cliente, aprimoramento de receita e outros recursos analíticos. Projetos em Social Media e Data Science também fazem parte do escopo.

'Digital First' e ativação multicanal[editar | editar código-fonte]

Voz, auto-atendimento, Resposta por Voz Interativa (IVR), SMS, bate-papo, suporte para celular e smartphone, web e mídia social, correio, fax e integração cara a cara (ramo / loja /

Suporte Técnico e de Produto[editar | editar código-fonte]

Suporte técnico, help desk, ativação do produto, serviço de garantia, agendamento de serviços e suporte de campo.

Coleções[editar | editar código-fonte]

Recuperação, detecção de fraude e coleções.

Vendas[editar | editar código-fonte]

Geração de leads, solicitação de clientes, promoções, vendas multicanais, pesquisa e demonstração de produtos, up-sell e cross-sell, negociação e fechamento, suporte de vendas business-to-business e notificação de saída.

Serviços[editar | editar código-fonte]

Gerenciamento de contas, atendimento ao cliente, resolução de problemas e disputas, gerenciamento de correspondência e gerenciamento de faturamento.

Marketing[editar | editar código-fonte]

Gerenciamento de leads, gerenciamento de campanhas, geração de listas, segmentação de clientes, rentabilidade de clientes, segmentação de mercado, rentabilidade de produtos, desempenho de canais, análise de prospectos, análise de mercado e análise de unidades de negócios.

Prêmios e Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos tempos, a Concentrix tem ganho vários prémios, a nível internacional (tanto individualmente quanto em parceria com outras empresas), como por exemplo:

  • Concentrix e Cisco vencem o prémio “Best in the World for Business Partnership”.[9]
  • Prémio "Prestigious Golden Sound" na China, durante o evento 51 Callcenter.[10]
  • Concentrix Nicaragua vence o prémio "Exporter of the Year for World Class Services".[11]

Reconhecimento da Indústria[editar | editar código-fonte]

Os próprios parceiros e clientes da Concentrix reconhecem a qualidade dos serviços prestados. Nos últimos anos, a companhia teve seus serviços avaliados nas categorias desempenho, abordagem e resolução de problemas, inovação e experiência ao cliente e foi vencedora dos seguintes prêmios:

  • Analyst Awards

Gartner Magic Quadrants HFS Research Winner’s Circles Nelson Hall Leaders Everest Group Peak Matrix

  • Industry Awards

Stevie Awards 2016 Sales and Customer Service Innovation Award Contact Center World IAOP Golden Peacock

Escritórios[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, a empresa tem sede em Braga e foi eleita "Embaixador Empresarial" da cidade.[12][13] Em Maio de 2015 inaugurou outra unidade no Porto (Matosinhos).[14]

A partir de 2020, a empresa irá ter um novo escritório no Porto Office Park, que se situará na Avenida Sidónio Pais, no Porto.

No Brasil, a empresa está sediada no bairro Barra Funda, na cidade de São Paulo e na cidade de Fortaleza-CE. Além disso, possui escritórios no bairro Água Branca, na zona oeste da capital e no complexo empresarial de Alphaville, em Barueri, na região metropolitana.

Certificações[editar | editar código-fonte]

Em toda a sua operação global, a empresa obtém as seguintes certificações de segurança:

  • ISO 9001:2000
  • ISO 9001:2008
  • ISO 27001:2013
  • PCI DSS compliant Level 4
  • SAS70 Type II
  • HIPAA complian

    Referências