Condado de Anderson (Tennessee)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Condado de Anderson
Anderson County
Condados dos Estados Unidos Estados Unidos
Anderson County Tennessee.png
Dados gerais
Estado Tennessee
Sede Clinton
Data de fundação 6 de novembro de 1891 (122 anos)
Maior cidade Oak Ridge
Características geográficas
Área 893 km²
- Área água 19 km² (2,12%)
População 75 129 (2010)
Densidade 82 hab/km²
Portal Portal Estados Unidos

O Condado de Anderson é um dos 95 condados do estado americano do Tennessee. A sede do condado é Clinton, e sua maior cidade é Oak Ridge. O condado possui uma área de 893 km² (dos quais 19 km² estão cobertos por água), uma população de 75 129 habitantes, e uma densidade populacional de 82 hab/km² (segundo o censo nacional de 2010).[1] [2] [3] O condado foi fundado em 6 de novembro de 1891.

História[editar | editar código-fonte]

Antes da criação do condado de Anderson, o território era o que hoje é chamado a Faixa Leste dos Índios Cherokees, que havia sido colonizada por várias famílias de pioneiros. Embora o Tratado de Holston, assinado em 1791, tivesse a intenção de ser uma negociação com os índios Cherokees para proibir a colonização da área, inclusive aquela em que se localiza hoje o condado de Anderson, ele se tornou ineficaz quando mais colonos se mudaram da Virgínia e Carolina do Norte para o Tennessee, através dos Montes Apalaches. A invasão de colonos brancos para as terras indígenas foi motivo para muitos conflitos, que se acalmaram depois do Tratado de Tellico em 1798 (o Blocausse Tellico foi origem para o abandono de terras pelos Cherokees), permitindo maior tranquilidade na colonização da área.[4]

O condado de Anderson foi formado de uma porção do condado de Grainger, bem como de uma porção do condado de Knox, em 1801. O condado vizinho de Roane foi também formado por uma porção de Knox em 1801, o que faz com que Anderson e Roane sejam chamados de “condados irmãos”.[5] O condado de Anderson foi assim nomeado em homenagem a Joseph Anderson (1757-1847), que na época era Senador pelo Tennessee e cuja carreira também incluiu os cargos de juiz da Corte Suprema do Território Sul do Rio Ohio e corregedor do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

A construção da barragem Norrris, a primeira pela Tennessee Valley Authority, trouxe mudanças importantes para o condado em 1930. Aproximadamente 2 900 famílias foram relocadas das terras do reservatório em Anderson e condados vizinhos durante a construção, que começou em 1933 e foi concluída em 1936. A cidade de Norris foi inicialmente construída como uma comunidade planejada para alojar os trabalhadores envolvidos na construção da barragem. Como resultado da construção e operação da barragem, alterou-se a temperatura do leito do rio Clinch a jusante da barragem, extinguindo uma indústria de pérolas que fora bem-sucedida por muitos anos, uma vez que os mexilhões, que antes predominavam no rio, não subsistiram com a alteração do clima.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Projeto Manhattan do governo federal trouxe mais mudanças para o condado, incluindo o deslocamento de mais famílias e a fundação de Oak Ridge.

O Museu de Appalachia em Norris comemora a vida rural e dos pioneiros nas décadas passadas no condado de Anderson e nas regiões vizinhas.

Turismo[editar | editar código-fonte]

O condado de Anderson possui uma florescente indústria de turismo, em função de atrações como o Lago Norris, o Museu de Appalachia e o Museu Americano de Ciência e Energia, em Oak Ridge. O condado é considerado parte da região montanhosa de Norris (“Norris Highlands”).[1] [2] [3]

Localidades povoadas[editar | editar código-fonte]

  • Andersonville (área não incorporada)
  • Briceville (área não incorporada)
  • Buffallo (área não incorporada)
  • Claxton (área não incorporada)
  • Clinton
  • Devonia (área não incorporada)
  • Fork Mountain (área não incorporada)
  • Fraterville (área não incorporada)
  • Lake City
  • Marlow (área não incorporada)
  • Norris
  • Oak Ridge
  • Oliver Springs
  • Rosedale (área não incorporada)
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. a b U.S. Census Bureau Delivers Washington's 2010 Census Population Totals, Including First Look at Race and Hispanic Origin Data for Legislative Redistricting (em inglês). U.S. Census Bureau.
  2. a b Easy stats (em inglês). U.S. Census Bureau.
  3. a b 2010 Census (em inglês). U.S. Census Bureau.
  4. Overholt, James. Anderson County, Tennessee. [S.l.]: The Donning Company, 1989. 13–20 pp. ISBN 0-89865-770-9
  5. Wells, Emma Middleton. History of Roane County, Tennessee, Volume 1. [S.l.]: The Lookout Publishing Company, 1927. 9–11 pp. ISBN 0-8063-8003-9