Conde de Viana do Alentejo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Armas de D. João Afonso Telo de Meneses, 1.º Conde de Viana (do Alentejo).
Armas do 2.º, 3.º e 4.º Condes de Viana (do Alentejo).

Conde de Viana (do Alentejo) foi um título nobiliárquico atribuído a D. João Afonso Telo de Meneses, primo direito da rainha Leonor Teles de Meneses, por carta de D. Fernando I datada de 19 de Março de 1373.

D. João Afonso Teles de Meneses pertencia a uma das mais poderosas famílias da nobreza portuguesa e, apesar do seu apoio ao partido de D. Beatriz de Portugal e do Rei João I de Castela durante a Crise de 1383-1385, o condado de Viana (do Alentejo) foi mantido na sua linhagem já depois da sua morte, passando a seu filho, D. Pedro de Menezes.

Fernão Lopes, no capítulo XXI da segunda parte da Crónica de el-rei D. João I, conta-nos a inglória morte do primeiro Conde de Viana, D. João Afonso, em Penela: «porque tendo-a o Conde de Viana, quando el Rei dom Fernando morreu, tomou logo voz por Castela e recebendo soldo de el Rei quando veio cercar Lisboa; e tendo-a assim por ele, saiu fora do lugar para tomar mantimentos contra vontade de seus donos, como os seus haviam em costume, e levando consigo uns quarenta de cavalo, sem outros peões nem besteiros, juntaram-se contra ele os das aldeias e comarca de arredor para lhos defender, todos pé terra. E embrulhando-se eles com eles, arremessaram-lhe o cavalo e caiu com ele em terra; e foi um vilão rijamente, que chamavam de alcunha Cazpirre, e cortou-lhe a cabeça e assim morreu; e os seus como o viram morto fugiram todos e os da vila tomaram voz por Portugal e assim a tinham então.»

Lista dos Condes de Viana (do Alentejo)[editar | editar código-fonte]

  1. D. João Afonso Telo de Meneses, (c. 1330-1384)
  2. D. Pedro de Meneses (c.1370-1437), filho do anterior, foi também 1.º Conde de Vila Real
  3. D. Duarte de Meneses (1414-1464), filho natural legitimado do anterior, foi também 2.º Conde de Viana (da Foz do Lima)
  4. D. Henrique de Meneses (c.1450- ? ), filho do anterior, foi também 3.º Conde de Viana (da Foz do Lima) e 1.º Conde de Loulé

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • "Nobreza de Portugal e Brasil" Vol III, páginas 478/480. Publicado por Zairol, Lda., Lisboa, 1989.
Ícone de esboço Este artigo sobre História de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.