Confiabilidade histórica dos evangelhos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A fiabilidade histórica dos evangelhos se refere à confiabilidade e relevo histórico dos quatro evangelhos do Novo Testamento como documentos históricos.[1] Os evangelhos do Novo Testamento foram escritos em grego para comunidades falantes de grego, e foram mais tardes traduzidos para o sírio, latim e cóptico.[2]

Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João recontam a vida, ministério, crucificação e ressurreição de Jesus. De acordo com a visão predominante atualmente, os evangelhos sinópticos são fontes primárias de informação histórica a respeito de Jesus e o movimento religiosos que ele fundou,[1] [3] [4] embora nem tudo contido nos evangelhos seja considerado historicamente confiável.[1] [5] [6] [7] [8] [9] Entre os relatos cuja a confiabilidade histórica é questionada encontram-se dois relatos do nascimento de Jesus, bem como da ressurreição e certos detalhes a respeito da crucificação. O Evangelho de Marcos, tido como o primeiro dos quatro evangelhos, narra o batismo de Jesus, suas pregações e sua crucificação. Mateus e Lucas seguem a narrativa de Marcos, com algumas mudanças, e acrescentam alguns ensinamentos éticos de Jesus. O quarto evangelho, o de João, difere consideravelmente dos outros três evangelhos. Os evangelhos sinóticos são considerados historicamente mais confiáveis que o de João.

Referências

  1. a b c Sanders, E. P. The historical figure of Jesus. Penguin, 1993.
  2. Mark Allan Powell (editor), The New Testament Today, página 50 (Westminster John Knox Press, 1999).
  3. Vermes, Geza. The authentic gospel of Jesus. London, Penguin Books. 2004.
  4. Jesus Christ Encyclopaedia Britannica.
  5. Ellegard, Allvar. The Myth about Jesus, 1992.
  6. Craig, Evans. "Life-of-Jesus Research and the Eclipse of Mythology," Theological Studies 54 (1993) página 5,
  7. Charles H. Talbert, What Is a Gospel? The Genre of Canonical Gospels, página 42 (Philadelphia: Fortress Press, 1977).
  8. Fire of Mercy, Heart of the Word (Vol. II): Meditations on the Gospel According to St. Matthew – Dr Erasmo Leiva-Merikakis, Ignatius Press, Introdução.
  9. Robert M. Grant. A Historical Introduction to the New Testament.