Convento de Alvastra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ruinas do Convento de Alvastra atualmente

O Convento de Alvastra (em sueco Alvastra kloster) foi um monastério medieval católica na Suécia, localizado no pequeno povoado de Alvastra, na províncio de Östergötland. Foi fundado em 1143 por monges da Ordem de Cister vindos da Abadia Claraval, na França.

Os monges cistercenses fundaram Alvastra de modo paralelo à construção do Convento de Nydala, um dos monastérios da ordem na Suécia. Alvastra foi com o tempo o mais importante convento Cistercense do país, e deu origem a outros conventos menores.

O Convento sofreu um incêndio em 1312 e outro no começo do século XV. Santa Brígida e seu marido viveram no convento em meados do século XIV. Diz-se que Brígida se inspirou nas regras dos monges cistercenses para formular as de sua própria ordem.

As primeiras investigações arqueológicas das ruínas aconteceram em 1893 e as escavações começaram em 1917 e terminaram na década de 50, quando as ruínas do convento foram liberadas ao público.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.