Corvus tasmanicus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCorvus tasmanicus
Corvus tasmanicus - Collinsvale.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Corvidae
Género: Corvus
Espécie: C. tasmanicus
Nome binomial
Corvus tasmanicus
(Mathews, 1912)
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição
Mapa de distribuição

O Corvus tasmanicus é uma ave da família Corvidae (corvos).

Características[editar | editar código-fonte]

  • Comprimento: 50 a 52 cm
  • Envergadura:
  • Peso:
  • Longevidade:

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Tem uma distribuição bastante restricta. Podendo ser encontrado na Tasmânia e em algumas zonas de Nova Gales do Sul, Victoria e Austrália Meridional.

Habitat[editar | editar código-fonte]

Normalmente preferem zonas abertas, pouco arborizadas. Podem ser vistos em bosques e florestas pouco densos, montanhas, zonas costeiras e zonas agrícolas, bem como nas zonas limítrofes das cidades.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Estas aves vivem em acasalamento permanente, necessitando de um território bastante grande para se reproduzirem e que defendem com de forma aguerrida. A sua época de reproducção vai de Julho a Setembro. O ninho, normalmente situa-se em árvores bastante altas, com mais de 10 metros de altura e é construído pelos dois membros do casal. Trata-se de um ninho bastante grande em forma de cesto, construído cuidadosamente com ramos, casca de árvores e revestido por dentro de penas.

A postura é de 5 a 7 ovos sendo a incubação assegurada exclusivamente pela fêmea durante os 20 dias que dura o período de choco.

Os filhotes são alimentados por ambos os pais e abandonam o ninho com aproximadamente 45 dias de idade, mantendo-se junto da família durante os 4 meses seguintes. Depois de se separarem dos progenitores vagueiam em bandos de 30 a 40 indivíduos, até que atingem a maturidade reproductiva, por volta dos 3 anos de idade, altura em que acasalam e se fixam num território para toda a vida.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

É uma ave omnívora caracterizada por um regime alimentar bastante variado. Com uma actividade necrófaga bastante importante, tem como componente principal da sua alimentação a carne proveniente de cadáveres de outros animais, incluindo os que são victimas de acidentes rodoviários. Fazem ainda parte da sua alimentação pequenos mamíferos, insectos, pequenos répteis, e invertebrados, bem como frutas cereais, bagas e resto de comida humana, em zonas urbanas. Pode ainda atacar ninhos para comer os ovos ou as crias.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Corvus tasmanicus
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Corvus tasmanicus