Courage the Cowardly Dog

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Courage the Cowardly Dog
Coragem, o Cão Covarde (BR)
Abertura da série.
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Criador(es) John R. Dilworth
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) John R. Dilworth
Elenco Marty Grabstein
Thea White
Lionel G. Wilson
Arthur Anderson (voice actor)
Exibição
Transmissão original 31 de dezembro de 1995 (episódio piloto)
12 de novembro de 1999– 22 de novembro de 2002
N.º de temporadas 4
N.º de episódios 53 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Desenhos Incríveis - O Show

Courage the Cowardly Dog (no Brasil: Coragem, o Cão Covarde) é uma série de desenho animado estadunidense produzida e exibida pelo Cartoon Network e criada por John R. Dilworth.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Coragem, o Cão Covarde conta a história de Coragem, um cachorro facilmente assustado que vive em uma fazenda com Muriel e Eustácio Bagge, na cidade fictícia de Lugar Nenhum, no Kansas. Abandonado quando filhote, Coragem foi encontrado em um beco por Muriel Bagge, uma mulher escocesa de natureza doce e seu marido Eustácio, um fazendeiro mal-humorado e ganancioso que gosta de assustá-lo.

Coragem, Eustácio e Muriel freqüentemente encontram monstros, alienígenas, demônios, cientistas loucos, zumbis e outros perigos que Coragem deve afastar para salvar seus donos, sem o conhecimento deles. Embora a maioria das criaturas que os três enfrentam sejam assustadoras e perturbadoras, algumas acabam por serem doces ou simplesmente em angústia.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Coragem[editar | editar código-fonte]

Coragem é um cachorro medroso que vive em Lugar Nenhum, no Kansas. Quando filhote, seus pais foram raptados e mandados para o espaço (isso aparece no episódio "Lembranças do Passado do Coragem"), mas Coragem conseguiu fugir, então Muriel o achou e o levou para casa. Seu dono, Eustácio, diferentemente de Muriel, está sempre o mal-tratando e frequentemente chamando-o de "cachorro idiota".

Apesar de seus medos, Coragem está sempre salvando seus donos dos perigos e mistérios que ocorrem em sua fazenda e, algumas vezes, fica seriamente machucado, mas por sua determinação e, algumas vezes, por pura sorte ele sobrevive, sempre retornando ao colo quente e confortável de Muriel e a indiferença rabujenta de Eustácio. Coragem frequentemente usa a internet para buscar informações sobre os fenômenos sobrenaturais que ocorrem em "Lugar Nenhum".

Muriel Bagge[editar | editar código-fonte]

Muriel Bagge é uma senhora escocesa que adotou Coragem quando ele era um filhote abandonado. Gosta de tomar chá e cuidar de seu jardim ou assistir TV, quando não está capturada pelos monstros misteriosos.

Ela está sempre feliz e gosta de praticamente todos, menos os que são implicantes com ela, como seu marido Eustácio; coloca vinagre em todas as suas receitas, que por acaso ficam deliciosas e Coragem adora mas vomita ao saber que sua comida tem vinagre.

Eustácio Bagge[editar | editar código-fonte]

Eustácio Bagge (Errônea versão do nome inglês Eustace, pois Eustace em português é Eustáquio) é um velho fazendeiro resmungão que vive maltratando, assustando e chamando Coragem de "cachorro idiota", e algumas vezes maltrata sua esposa, Muriel.

Venera poucas coisas, como o dinheiro, sua poltrona vermelha, a T.V., seu jornal e seu caminhão. Acha graça em ver Coragem assustado, para isso colocando uma grande máscara e gritando "ooga-booga-booga!". Alguns de seus comportamentos vêm de sua infância com seus pais, pois ele foi bastante mal-tratado, fazendo-o sentir-se como um estranho. Algumas vezes mostra compaixão e arrisca sua vida com Coragem para salvar Muriel, e, na maioria das vezes, sai mais machucado que o cão. Sempre que é ameaçado utiliza sua marreta para defender-se. Ele mesmo diz em um episódio que sua mae sempre o maltratava e colocou tantos complexos nele que o fez ficar mal-humorado desde que ele era criança.

Mãe do Eustácio[editar | editar código-fonte]

É uma velha rancorosa e espírito de porco. Aparece em alguns episódios, mas demonstra não gostar muito de seu filho, até pelo fato de já tê-lo chamado de garoto idiota. Ela é careca, mas usa uma peruca vermelha ridícula pra disfarçar sua calvície, pois tem vergonha. No episódio "O Fantasma de McPherson", foi mostrado que ela tentou acabar com o casamento de seu filho Eustácio. No episódio "Scuba Scuba", quando Eustácio explode e sua peruca voa, ela parece estar mais preocupada em pegar a peruca e colocar na cabeça, do que com a explosão de seu filho.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Pelo mapa dos Estados Unidos, o lugar onde fica localizado Lugar Nenhum é justamente o local onde situa a famosa Área 51 que é um local que oficialmente não existe nos mapas. Boatos dizem que se trata de lugar onde ocorrem experiências com extraterrestres. As aventuras do Coragem, o Cão Covarde têm como base esses fenômenos sobrenaturais, incluindo a presença de militares em alguns episódios, com missões ultrassecretas, como no episódio "A Invisível Muriel" e "Uma Mosca Chamada Coragem". Uma outra curiosidade é que em um episódio, dizem que Lugar Nenhum fica em algum lugar do Kansas.
  • Coragem, às vezes, perde seus dentes, mas sempre os tem de volta em uns 5 segundos.
  • O desenho não é considerado muito infantil, pois tem várias vezes cenas de insinuação violenta (típica de um filme de terror). Um exemplo é o episódio "A Maldição da Toupeira Lobisomem" e "A Maldição do Faraó".
  • Animação em 3D foi utilizada em alguns episódios como "A Maldição do Faraó".
  • Num episódio, foi mostrado que Muriel tem uma prima chamada Dorothy.
  • Eustácio tinha um irmão mais velho de quem sempre teve inveja. Em um episódio, seu irmão havia deixado uma maleta com uma suposta herança. Sabe-se que ele já é falecido. No episódio Fazendeiro Caçador e Fazendeiro Caçado, foi mostrado que esse irmão do Eustácio chamava ele de inútil por não saber caçar.
  • O episódio "O Demônio do Colchão", faz referência ao filme de terror O Exorcista.
  • No episódio "Todo Mundo Quer Dirigir", o próprio diretor fala que fez alusão à musica "Thriller" de Michael Jackson, e Quentin Tarantino como - Benton Tarantella.
  • Eustácio já se transformou em várias coisas, como um balde de água, uma flor, uma estátua,uma estrela, uma caveira e outras coisas, mas sempre no episódio seguinte ele volta ao normal. Até mesmo no episódio "Scuba Scuba", ele explode, mas volta ao normal no episódio seguinte como se nada tivesse acontecido.
  • Pode-se observar também que o autor é um grande fã de músicas e instrumentos musicais, pois são observadas diversas homenagens a vários clássicos em sua trilha sonora (O Quebra Nozes, Beethoven, etc) e instrumentos dos mais extraordinários (Cítara, Sinos, etc) são exibidos no desenho.
  • No episódio 2 (Ensopado de Vovó), Eustácio não apareceu, sendo esse o único episódio em que ele não aparece.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

  • Eustácio - Domício Costa
  • Muriel - Nelly Andrade Amaral † em 2002, depois Beatriz Loureiro
  • Coragem - Dário de Castro e José Leonardo
  • Computador - Ricardo Juarez
  • Âncora do Jornal - José Luiz Barbeito
  • Mãe do Eustácio -

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, a série foi transmitida no Cartoon Network no seu original (Inglês) sendo estreado 52 episódios mas o piloto/pilot "The Chicken from Outer Space" não foi incluído.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.