Cruz Germânica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Deutsches Kreuz
Cruz Germânica em Ouro (esquerda) e Prata (direita)
DeutschesKreuzinGold.jpgGermanCrossInSilver.jpg
Classificação
País  Alemanha
Outorgante Wehrmacht
Criação 28 de setembro de 1941
Tipo Medalha militar
Descritivo Por atos de bravura e liderança na Segunda Guerra Mundial
Agraciamento Militares
Condição Obsoleta
Histórico
Primeira concessão 28 de setembro de 1941
Última concessão 1945
Póstuma sim
Premiados ~26 000 em Ouro
~ 2 500 em Prata
Hierarquia
Inferior à Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro
Superior à Cruz de Ferro
Imagem complementar
DeutschesKreuzinGoldStoff.jpg
Observação Cruz Germânica em Ouro (versão de tecido)

A Cruz Germânica (em alemão: Deutsches Kreuz) foi instituída por Adolf Hitler em 28 de setembro de 1941 como uma condecoração intermediária entre Cruz de Ferro e a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro. Tinha duas distribuições; ouro e prata - visível no aro que envolve a suástica).

História[editar | editar código-fonte]

Desde o início da Segunda Guerra Mundial, várias condecorações foram criadas na Wehrmacht, mas Hitler ainda achava que havia um espaço entre a Cruz de Ferro de 1ª Classe e a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, e este espaço entre estas condecorações deveria ser ocupado por uma condecoração que reconhecesse feitos e atos de bravura.

Para fechar este espaço, foi criado pelo führer, em 28 de setembro de 1941, a Ordem de Guerra da Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro (der Kriegsorden des Deutschen Kreuzes).

Esta condecoração foi desenhada pelo Professor Klein, de Munique, e recebeu este nome devido ao fato de que tecnicamente a suástica é uma cruz (a "cruz gamada"). A condecoração era entregue de duas formas distintas: a Cruz Germânica em Ouro (em alemão: Deutsches Kreuz in Gold) era entregue por bravura militar em face do inimigo; e a Cruz Germânica em Prata (em alemão: Deutsches Kreuz in Silber) entregue para os que se destacavam pela sua liderança ou ainda por atos que não estavam envolvidos diretamente em operações de combate.

As duas condecorações eram praticamente iguais, a única diferença que havia entre elas era o ramo de louros em volta da suástica. Esta condecoração deveria ser utilizada todas as vezes em que o soldado estivesse uniformizado, sendo fixada no lado direito da túnica.

Para preservar a integridade da condecoração original, eram feitas cópias oficiais de tecido (que nem sempre possuíam uma qualidade tão boa).

Durante toda a guerra foram entregues mais de 26 000 Cruzes Germânicas em Ouro e cerca de 2 500 Cruzes Germânicas em Prata. Assim como a Cruz de Ferro, em 1957 surgiu uma versão da Cruz Germânica desnazificada.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Kurt-Gerhard Klietmann Auszeichnungen des Deutschen Reiches 1936–1945, 11. Auflage, Stuttgart 2004, Seite 47-51, ISBN 3-87943-689-4
  • Klaus D. Patzwall Das Deutsche Kreuz, Norderstedt, Band 1, ISBN 3-931533-46-8; Band 2, ISBN 3-931533-45-X
  • John R. Angolia, For Führer And Fatherland: Military Awards of the Third Reich, 1976 ISBN 0-912138-14-9
  • For Führer And Fatherland: Military Awards of the Third Reich by LTC John R. Angolia. 1976 R. James Bender Publishing. ISBN 0-912138-14-9
Ícone de esboço Este artigo sobre Nazismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Segunda Guerra Mundial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.