Cultura da República Dominicana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A ilha de espanhola que inclui atualmente a republica dominicana, foi a segunda, do novo mundo, a ser colonizada pelo espanhóis Estes trouxeram consigo diversas doenças desconhecidas dos povos indígenas que, juntamente com a exploração a que estes foram submetidos, dizimaram a população nativa. Para os substituir, os colonizadores começaram a importar escravos A cultura república dominicana tem, então, raízes europeias,africanas e americanas, Muitos dominicanos preferem, contudo, considerar-se, culturalmente, europeus.

Ainda que os Dominicanos se vejam a si mesmos como uma única família, existem diferenças em termos de classe e educação que os separam em grupos diversos. A diferença entre os ricos e os pobres é grande, sendo os últimos, essencialmente fazendeiros de poucos recursos e habitantes dos "barrios". A cultura metropolitana, acessível para as classes altas e para uma classe média cada vez mais reduzida, devido à conjuntura econômica é comparável à dos países mais desenvolvidos da Europa Ocidental ou mesmo dos estados unidos não é, contudo, de forma alguma partilhada com a população de baixos recursos econômicos que têm carências de ordem vária: eletricidade, água potável, infraestruturas sanitárias não chegam a grande parte da população.

Alguns dos traços partilhados por todos os grupos sociais são a forma particular de estabelecer relações sociais, o catolicismo com fortes tradições populares e a música popular.

Hospitalidade[editar | editar código-fonte]

Os Dominicanos são geralmente referidos como mestres da arte da comunicação indireta e dos subentendidos. Frases como "no hay problema" e "es usted que sabe" são frequentes e indicam, muitas vezes, uma atitude de desacordo. Na circunscrita sociedade que é a "Família Dominicana" são valorizadas atitudes que não levem ao embaraço ou actos que sejam interpretados como malícia. Em termos ideais, cada um quer estabelecer laços de "confianza" com o máximo de pessoas possível. O conhecimento pessoal torna-se mais importante que qualquer lei ou padrão absoluto de conduta.

Por isso, torna-se importante que se seja aberto, franco e amistoso. Os estrangeiros ficam muitas vezes surpreendidos com a hospitalidade da população rural que oferece facilmente comida ou café, ou como a população mais abastada se mistura nos espaços públicos. A extroversão e a capacidade de falar com quem quer que seja é valorizada, assim como é bem visto perguntar pela saúde de alguém da família, mesmo que não se conheça ninguém. As zonas urbanas têm um modo de vida bem diferente.

Uma conversa rural típica entre pessoas que se encontram tem, geralmente, esta forma pré-concebida:

Campesino #1: Ay! Digame, como 'ta la cosa?
Campesino #2: Bueno, Ud. lo ve como va. Y la famila suya, como 'tan?
Campesino #1: 'tan bien, graciaj a Dios.
Campesino #2 Y la mujer?
Campesino #1 Ay, esta un poco regular, pero mejor, gracias a Dios.
Campesino #2 Bueno, entonces nos vemos...
Campesino #1: Abunda, abunda doi!

Religião[editar | editar código-fonte]

O catolicismo com características populares é a religião predominante. Ainda que nem todos sejam católicos praticantes, quase todos se consideram católicos de nascença, a não ser que se tenham convertido ao cristianismo evangélico. Este movimento religioso tem alguma influência em determinadas áreas, particularmente a oriente, na capital e em Samana.

Além das crenças convencionais da Igreja Católica Romana, os católicos Dominicanos têm uma especial preferencia pelo culto dos santos, bem como das Virgens nacionais, altagracia e mercedes que são assumidas como símbolos da identidade Dominicana, quase tanto ou mais que a bandeira nacional.

Música[editar | editar código-fonte]

O estilo musical do merengue é próprio da República, ainda que semelhante ao som cubano e haitiano A bachata é também uma invenção Dominicana e que se tornou popular além fronteiras.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

A cerveja nacional chama-se "Presidente" e a instalação do consórcio internacional do ramo cervejeiro, Imbev, no país tem incrementado o consumo da cerveja BRAHMA, esta de origem brasileira. A bebida nacional é o rum, e os jogos nacionais são o dominó ou o baseball.

Língua[editar | editar código-fonte]

Os Dominicanos têm um dialecto espanhol descrito como "mocha'o". Há a tendência para a simplificação de certos grupos de consoantes.Os povos pré-colombianos da republica dominicana são africanos mas não se sabe como é o nome da tribo.

Bandeira da República Dominicana República Dominicana
Bandeira • Brasão • Hino • Cultura • Demografia • Economia • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Turismo • Imagens
Ícone de esboço Este artigo sobre a Dominica é um esboço relacionado ao Projeto América Central. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Cultura é um esboço relacionado ao Projeto Cultura. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.