Cumuleno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
1,2,3-Butatrieno, o mais simples cumuleno.

Um cumuleno é um hidrocarboneto com três ou mais ligações duplas cumulativas (consecutivas).[1] Eles são análogos a alenos, apenas tendo uma cadeia mais extensa. A mais simples molécula nesta classe é o butatrieno (H2C=C=C=CH2), o qual é chamado simplesmente cumuleno. Ao contrário da maioria dos alcanos e alquenos, cumulenos tendem a possuirem moléculas rígidas, comparáveis a alquinos, o que os torna atraentes para o camo da nanotecnologia molecular. Poliinos são outro tipo de de cadeias de carbono rígidas. Cumulenos são encontrados em regiões do espaço onde o hidrogênio é raro (ver astroquímica). Cumulenos contendo heteroátomos são chamados heterocumulenos;[2] um exemplo é subóxido de carbono.

Referências

  1. IUPAC, Compêndio de Terminologia Química, 2ª ed. ("Gold Book"). Compilado por A. D. McNaught e A. Wilkinson. Blackwell Scientific Publications, Oxford (1997). Versão online: "cumulenes"  (2006–) criado por M. Nic, J. Jirat, B. Kosata; atualizações compiladas por A. Jenkins. ISBN 0-9678550-9-8.
  2. IUPAC, Compêndio de Terminologia Química, 2ª ed. ("Gold Book"). Compilado por A. D. McNaught e A. Wilkinson. Blackwell Scientific Publications, Oxford (1997). Versão online: "heterocumulenes"  (2006–) criado por M. Nic, J. Jirat, B. Kosata; atualizações compiladas por A. Jenkins. ISBN 0-9678550-9-8.