Custódio Gomes Varela Lessa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Custódio Gomes Varela Lessa, barão de Paraibuna[1] (BragaPindamonhangaba, 31 de agosto de 1855 ), foi um político e fazendeiro de café brasileiro.

Custódio Gomes Varella Lessa nasceu na freguesia de Lessa, bispado de Braga, Portugal. Foram seus pais, André Gomes de Varela e D. Maria Thereza de Jesus.[1] Veio ao Brasil muito jovem e aqui conseguiu se colocar muito modestamente, mas conseguindo progredir, tornando-se um cidadão respeitável por todos os títulos que recebeu.

Entre 1816 a 1820 ocupou o cargo de Juiz Presidente do Conselho Municipal de Vereadores.

Em 1822 foi nomeado capitão das milícias. Foi eleito vereador da 1ª câmara da então Villa Real de Pindamonhangaba, instalada a 15 de fevereiro de 1829. Reeleito em 1832, ocupa o cargo novamente em 1842.

Em 1842 foi um signatário dos protestos lavrados contra os atos oligárquicos do governo, aderindo à revolução daquele ano.

Foi criado Barão por decreto de 6 de novembro de 1850 e Barão com Honras de Grandeza em 16 de maio de 1851.[1]

Entre muitas de suas propriedades, contava-se a Fazenda do Borba, uma das mais prósperas da região.

Casou-se com D. Florinda Maria Salgado que faleceu em 1839. Contrai novas núpcias com D. Benedita Bicudo Siqueira Varela Lessa que, 22 anos após a morte do marido, recebeu da Princesa Isabel o título de Viscondessa de Paraybuna.[1]

Referências

  1. a b c d «BookReader - Biblioteca Nacional». objdigital.bn.br. Consultado em 7 de fevereiro de 2023 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.