Decifração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

A Decifração ou deciframento é um conjunto de técnicas de analise de códigos que permite conhecer e interpretar toda a parte da informação expressa mediante um código desconhecido (a ver, um código cujas regras de codificação convencionais são desconhecidas). O processo é diferente da descodificação em que neste caso geralmente existem um conjunto de regras explicitas que permitem interpretar o código. O deciframento incluirá o descobrimento das ditas regras de descodificação para obter as mensagem com sentido a partir de códigos desconhecidos. O caso mais comum de deciframento refere-se a códigos linguísticos, que se conhecem como o deciframento linguístico. O deciframento comparte algumas semelhanças comuns com a criptoanalise convencional. O termo deciframento aparece no estudo de linguistica e criptografia, e recentemente na genética (em particular nos trabalhos relacionados com o genoma do DNA das espécies vivas). Exemplos de casos de decifração de textos:

Documentos que foram analisados para decifração com sucesso ou não:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

Dicionário Enciclopédico Koogan-Larousse