Dermoptera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Colugos. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde julho de 2013)
Como ler uma caixa taxonómicaDermoptera
Kaguaani 02.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Dermoptera
Família: Cynocephalidae
Género: Cynocephalus

Galeopterus

Espécies
C. volans

G. varigatus

Dermoptera é uma ordem de mamíferos, que contém apenas a família Cynocephalidae e as duas espécies existentes de colugo. Juntamente com os Primatas e Plesiadapiformes, integram a superordem dos Primatomorpha.

O colugo é um mamífero de médio porte, que se assemelha superficialmente aos lémures e mede entre 35 e 45 cm de comprimento. Tem patas longas, cauda curta e uma cabeça pequena, de orelhas arredondadas. Os olhos são relativamente grandes e dispostos na frente da cara, o que lhes permite visão binocular. Os colugos são animais noturnos e arbóreos, que habitam a floresta tropical do Sudeste Asiático. Pouco se sabe a respeito dos seus hábitos de reprodução e comportamento. Estes animais são herbívoros e alimentam-se de frutos, folhas e seiva.

A característica distintiva deste grupo é a presença do patagium, uma membrana dérmica que se estende das pontas dos dedos das quatro patas, aos ombros, tornozelos e ponta da cauda. O patagium permite ao colugo deslizar entre árvores, por vezes ao longo de distâncias de mais de 70 metros. Apesar da eficiência de deslizamento entre árvores, os colugos não podem voar independentemente, nem podem ser classificados como animais voadores. Assim o nome lémur voador, que é por vezes dado à espécie, é duplamente errado, uma vez que o colugo não voa nem pertence à infra-ordem Lemuriformes.

Nas árvores, os colugos não são trepadores ágeis, uma vez que não têm polegares oponíveis, braços fortes nem cauda preensil. Para se deslocar dentro da mesma árvore, os colugos saltitam de ramo em ramo, contando com as garras para se agarrar aos galhos.

Há duas espécies de colugo:

  • Cynocephalus volans - colugo-das-Filipinas
  • Galeopterus varigatus - colugo-da-Malásia

Ambas estão ameaçadas de extinção por causa da destruição de habitat e caça desregrada devida à sua carne e pelagem.

Os colugos e a ordem Dermoptera são proximamente relacionados com as ordens Scandentia e Primata.

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Dermoptera