Discussão:Críticos do Opus Dei

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 18 de fevereiro de 2012 de EuTuga no tópico Críticas de livros

Propaganda na Wikipedia[editar código-fonte]

A seção sobre o livro do Prof. David Fernandes parece que tem por objetivo fazer propaganda do livro. Inclusive possui uma ligação para uma cartaz sobre o lançamento.

Não me parece que a Wikipedia tenha por finalidade ser um outdoor eletrônico. Evb

Resenha agora virou cartaz? Não se preocupe, Evb, esse artigo estava meio abandonado, mas pretendo ampliá-lo muito em breve. Saludos, amigo ;-) - Al Lemos 19:53, 25 Janeiro 2007 (UTC)

Caro Al, faz tempo que não conversamos. Toda aquela troca de idéias que tivemos há meses, continua atual. O artigo apenas mudou de lugar, mas o conteúdo permaneceu. Já que você pretende ampliar o artigo, por que não considera aquela nossa troca de idéias. Abraços cordiais. Evb

Pois é. Estava impossível deixá-lo lá, onde a "tropa de choque" da Opus Dei todo santo dia dava uma "beliscada". Espero que esteja aqui com o propósito de colaborar e não de atrapalhar. Também espero que encontre outros assuntos para escrever, além de Opus Dei... - Al Lemos 20:05, 3 Fevereiro 2007 (UTC)

I saw the link to this from Controversies about Opus Dei (English wikipedia). May I then propose that parts of that article be translated to Portuguese. Thanks. Logosrazao 02:30, 1 Março 2007 (UTC)
Who knows, someday... - Al Lemos 12:09, 1 Março 2007 (UTC)
Acho uma boa idéia. Da forma que está, este artigo sobre os "Críticos" realmente não está imparcial. Evb
Imparcial? Olha só quem fala em imparcialidade (gargalhadas)! Evb, eu ando bastante atarefado com outros assuntos (mais interessantes que esse), mas toda vez que você solta uma gracinha, eu me lembro de que não posso deixar esse artigo abandonado...- Al Lemos 20:54, 1 Março 2007 (UTC)
Como escrevi numa troca de idéias que tivemos há algum tempo, meu objetivo é apenas ajudar a construir uma enciclopédia de alta qualidade. Gostaria de lembrar duas recomendações da Wikipedia. Primeira, o princípio da neutralidade: os dois lados devem ser considerados. Neste artigo só existia um dos lados. Acrescentei uma contribuição para tentar balancear um pouco. Convido-te a fazer o mesmo na seção sobre os livros. Segunda, não fazer ataques pessoais -- como você fez em suas considerações anteriores: eu realmente não desejo desenvolver uma discussão amarga, mas não posso concordar com o tipo de considerações que você fez -- realmente não contribuem para a Wikipedia. Evb

Evb, creio que você sofre de monomania – e eu não costumo discutir com pessoas incapazes de uma argumentação racional e isenta. - Al Lemos 19:26, 5 Março 2007 (UTC)

Caro Al, por favor, me indique (no texto que inseri e na nossa troca de idéias) porque minha argumentação não é racional nem isenta. Evb

Evb, além de escrever sobre Opus Dei você tem algum outro interesse na vida? - Al Lemos 15:47, 6 Março 2007 (UTC)

Caro Al, não gostaria que nossa troca de idéias fosse substituída por ataques pessoais. De minha parte, não vou fazê-lo. Restaurei o título original da seção "Réplicas às Críticas". Note que alteração feita no título original dava a impressão que quem respondia era a instituição: o que não é verdade. Conheço o Opus Dei, por isto procuro colaborar nestes artigos. Entretanto, faço-o por "minha conta e risco". Evb 11:30, 7 Março 2007 (UTC)

Artigo da revista Epoca[editar código-fonte]

Caro Al, isto que voce fez foi puro vandalismo. Indique-me, no texto que editei, em que desrespeitei algum principio de Wikipedia. Esta ideia de indicar onde colocar um texto legitimo e' arbitrariedade. Evb

Evb, se quer falar bem da sua organização, faça no espaço dedicado à réplica. Não comece a emendar o texto que estou escrevendo, como gosta de fazer lá no seu quintal. Se acha que o que eu fiz é vandalismo, entre com uma queixa à Administração. Cordiais saudações. - Al Lemos 21h51min de 25 de Agosto de 2007 (UTC)

Caro Al, desculpe-me, mas novamente voce esta' sendo agressivo e desrespeitoso. Desta forma nao se constroi uma enciclopedia de qualidade. Coloquei no mesmo paragrafo porque os manuais de Portugues indicam colocar assuntos fortemente relacionados no mesmo paragrafo. o comentário precedente não foi assinado por Evb (discussão • contrib.)

Evb, se isso realmente fosse válido, deveríamos juntar as seções de "Críticas" com a de "Réplicas". Se bem que eu não sei se o resultado seria muito favorável para você... - Al Lemos 11h50min de 31 de Agosto de 2007 (UTC)

Caro Al, particularmente acho melhor deixar as sentencas no mesmo paragrafo. Mas, para chegarmos a um consenso, dividi aqueles paragrafos em 2 paragrafos diferentes. Evb

Não ficou mal, caro Evb. Apenas corrigi algumas falácias do seu texto. Você ainda vai acabar me obrigando a me tornar um especialista em Opus Dei. Só não sei se vai gostar do resultado ;) - Al Lemos 16h40min de 1 de Setembro de 2007 (UTC)

Caro Al, realmente algumas modificacoes que voce fez melhoraram o Portugues. Entretanto, outras modificacoes feriam o principio da imparcialidade ou foram equivocadas. Explico-me. Por exemplo, voce usou o termo "falacioso". Isto e' um julgamento completamente subjetivo e sugere que a autora estaria mentindo. Isto nao e' adequado numa enciclopedia. Voce tambem se equivocou quando acrescentou o texto "buscando sugerir que inexistem pressões de ordem cultural e econômica dentro dos centros". A autora nao estava, nem de longe, fazendo referencia a vida interna dos centros: confira no texto que copiei do artigo em questao (abaixo). (Desculpe nao estar usando acentuacao, mas meu teclado e meu sistema operacional nao estao configurados para tal).

"De origem humilde, elas (as numerárias auxiliares) são recrutadas em zonas rurais e nas periferias das grandes cidades". [citando texto da revista Epoca]
As numerárias auxiliares não são todas de origem humilde, da zona rural ou da periferia. Muitas sim, e qual seria o problema? Está a autora [da Revista Epoca] querendo dizer que as pessoas de poucos recursos financeiros não sabem tomar decisões e por isso outras pessoas tomam decisões por elas? (Se for isto, este ponto se tornaria bastante polêmico, porque estaria chamando os mais pobres de burros). E, para falar a verdade, há numerárias auxiliares que fizeram faculdade sim!
(texto extraido de http://www.opusalegria.com.br/Danielle.html)
Prezado Evb: boa tentativa, mas afirmar que a sra. Danielle Jung não estava falando do que ocorre dentro dos centros é querer duvidar da inteligência do leitor (nem digo da minha). E dizer que há sim, numerárias auxiliares que cursaram universidade, significa apenas dizer que toda regra tem sua exceção. E, como toda exceção, constitui-se em minoria. Pessoas sem recursos financeiros (não pela falta de inteligência) podem ser (e são) coagidas diariamente por aqueles que detém o poder e o dinheiro. Obviamente que pessoas com curso superior, como a sra. Danielle, muito provavelmente não se submeteriam aos trabalhos impostos às numerárias auxiliares - por dinheiro nenhum. Aliás, cumpre observar que a sra. Jung é ex-numerária, mas não ex-numerária auxiliar. Não representa a "categoria", portanto. Poderia apresentar-nos o depoimento de uma ex-numerária auxiliar satisfeita com sua vivência no Opus Dei para contrabalançar, Evb? Eu não me importo com a ausência de acentuação, fique tranqüilo... - Al Lemos 17h53min de 2 de Setembro de 2007 (UTC)

Caro Al, aceitei a sua sugestao. Pesquisei um pouco e acrescentei algumas coisas sobre ex-numerarias auxiliares. o comentário precedente não foi assinado por Evb (discussão • contrib.)

E aí, Evb? Faltou à missa para teclar na Wikipédia? - Al Lemos 13h05min de 30 de Setembro de 2007 (UTC)


Caro Al, retirei aquela frase que voce acrescentou. Era uma afirmacao gratuita, desculpe, preconceituosa. Evb 17h04min de 6 de Outubro de 2007 (UTC)

Não, é uma conclusão baseada nos fatos apresentados pela reportagem da "Época". Se você me provar que a maioria das numerárias auxiliares não são pessoas de origem humilde e baixa escolaridade, eu mesmo retiro a frase. Enquanto isso, ela fica. Bom domingo! - Al Lemos 11h53min de 7 de Outubro de 2007 (UTC)

Caro Al, a seguir o texto em questao: "Todavia, deve ser lembrado que a grande massa das numerárias auxiliares vêm de famílias humildes e de baixa escolaridade, sujeitas a pressões econômicas de toda sorte." Algumas observacoes: a) voce nao citou a fonte desta "conclusao"; b) a afirmacao e' muito vaga. Por favor, fundamente o que esta' dizedo. Voce sabe quantas sao as numerarias auxiliares? Voce sabe qual e' a escolaridade media delas? c) o principal problema desta frase esta' no final: "sujeitas a pressoes economicas de toda sorte". De onde voce tirou esta ideia? A frase parece querer deixar nas entre-linhas a ideia que uma pessoa so' concordaria em ser numeraria auxiliar por coacao economica. Esta e' uma afirmacao preconceituosa -- pessoas pobres (que, infelizmente, sao a grande maioria em nosso pais) nao tem condicoes de tomar decisoes? Evb

Sempre tentando distorcer os fatos, hein meu caro Evb? Eu continuo vigilante, não se preocupe. Analise o parágrafo abaixo, extraído da reportagem "As domésticas do Opus Dei" (link nas "Ligações externas" do verbete em pauta). Boa leitura! - Al Lemos 01h05min de 14 de Outubro de 2007 (UTC)
As numerárias auxiliares, não. De origem humilde, elas são recrutadas em zonas rurais e nas periferias das grandes cidades. Na prática, são as domésticas do Opus Dei. Com algumas diferenças. Não podem casar, namorar nem fazer sexo. Sua carteira de trabalho é assinada pela secretária ou administradora do centro. Ao ingressar na Obra, a aceitação das regras é automática. Uma delas é doar o salário. Como a própria organização as remunera, elas vivem uma situação ambígua: nem sequer chegam a receber o dinheiro e passam a depender da administração para todas as suas necessidades. “Eu era uma escrava”, afirma Rosidalva. “Diziam que meu salário era para Deus. Mas eu tinha de assinar os recibos.”

Críticas de livros[editar código-fonte]

A Wikipédia não é o site da FNAC. Não é um espaço para divulgação de livros. Concordo que os livros possam ser incluídos no texto, mas a título de referência ou de exemplificação, não como um ponto separado e à parte. Muito obrigado.--MFAMS456 (discussão) 16h20min de 18 de fevereiro de 2012 (UTC)Responder

Concordo. Daí a tag de reciclagem. A informação de que os livros existem e o que dizem é enciclopédica e deve ficar, mas não como está atualmente. EuTugamsg 16h23min de 18 de fevereiro de 2012 (UTC)Responder

A propaganda pró Opus Dei e a mudança de título!!![editar código-fonte]

Mais uma vez a Wikipédia a servir interesses de fanáticos religiosos...e da pós verdade...este post intitulado de "Críticos do Opus Dei" deveria se chamar "A Opus Dei o paraíso na terra"!!! É uma vergonha este verbete a apoiar esta organização fascista...só a titulo de comparação, a defesa da organização fascista religiosa ocupa dez vezes mais palavras que os críticos...é a isto que chamam um artigo equilibrado? Quanto dinheiro é que a Wikipédia recebeu para branquear esta organização? Geosapiens 12h02min de 24 de janeiro de 2017 (UTC)