Discussão:Estrada de Ferro Noroeste do Brasil

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Título do artigo[editar código-fonte]

Foi questionado o motivo do título do artigo (Estrada de Ferro Noroeste do Brasil). Explico:

Quando criei o artigo, nem tinha pretensão de torná-lo extenso. Apenas queria explicar rapidamente o que era a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, pois no artigo que estava então editando, sobre a cidade de Tupã havia esta citação: "O fundador previa a necessidade de se erigir um centro-chave entre as regiões Noroeste e Sorocabana", referindo-se às áreas do estado de São Paulo por onde passavam os traçados da N.O.B. e da Estrada de Ferro Sorocabana.

Mas acabei tentado a pesquisar sobre o assunto, por interesse pessoal, e então, com a base adquirida, resolvi construir o artigo gradualmente. Levei alguns dias.

Talvez o título "Novoeste S.A." chegasse a ser adequado, porém muito parcialmente, contudo para isto o artigo deveria ser muito modificado, e perderia totalmente o sentido original. Estou convencido de que o artigo deveria ser enfatizado no quase século de história da Noroeste do Brasil, e não na decadente década da "Novoeste". É com esta pretensão que o criei: não era pra ser voltado ao que é recente. Isto é secundário no artigo e, inclusive, a atualidade foram deixados para o final, em alguns detalhes: é inevitável comentar que a N.O.B. foi privatizada. Isto faz parte da história. Há também o tópico sobre o Trem do Pantanal: este sim deveria ser visto com outros olhos, como descrevo abaixo.

Se fosse para o título ser formado pela atual denominação, pela mesma lógica, necessariamente deveria ser mudado novamente, pois a partir de maio de 2006 não existe mais "Novoeste", tendo sido fundida com a América Latina Logística S.A. Será que quem mudou o título para "Novoeste" também está desatualizado? Isto não vem ao caso. Mas como vai ficar então?

Destarte, minha sugestão é a seguinte:

Poderia ser criado um novo artigo, este sim intitulado "Novoeste", sobre a breve história desta empresa, a partir da desestatização da Malha Oeste da Refesa, até sua aquisição pela América Latina Logística.

Detalhes atuais deveriam ser dispostos no artigo sobre a ALL, para que a história permaneça em cada um dos artigos das ferrovias originais. E que o título do artigo em tela retorne ao original, Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, perpetuando-se como a história pétrea do sonho de integrar-se o continente Sul-Americano de Leste a Oeste. Concordam?

A propósito, nem existia artigo sobre a ALL até recentemente. Foi criado um artigo mínimo depois que fiz uma requisição no espaço adequado. Que tal se ajudássemos a ampliá-lo?

Abro-me a mais esclarecimentos.

--Dalton Scavassa 07:45, 4 Junho 2006 (UTC)

Mudei algo que talvez gere alguma discussão: de sulmatogrossense para matogrossense. Mas de antemão já explico: na época não existia Mato Grosso do Sul, logo a estação de Jupiá, que era a última do Estado de São Paulo, passou a ser a primeira do lado do que era então o estado do Mato Grosso. Para que não sabe nada de história, do jeito que estava talvez passasse a impressão de que já existiria oficialmente o Mato Grosso do Sul. Por outro lado, se alguém encontrar uma forma melhor de redigir esse pequeno trecho, preservando a idéia, espero que tenha sucesso e que realmente fique bom. --D4LT0N 10:05, 15 Fevereiro 2007 (UTC)

O correto é sul-matogrossense. As pessoas podem ler a história de Mato Grosso do Sul se quiserem. O que não pode é pensar que é no atual Mato Grosso. Os artigos são escritos de acordo com a atualidade. Abraço. Visconde 00:54, 16 Fevereiro 2007 (UTC)

Alguém equivocadamente mudou o texto introdutório informando que a estrada em questão possui bitola larga (1,6m). Em toda sua extensão, desde sua construção, a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, inclusive o que dela sobrou até os dias atuais, possui bitota métrica (1m). Fiz a devida correção. --D4LT0N (discussão) 07h07min de 3 de Março de 2008 (UTC)