Discussão:Francisco Mesquita Machado

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 25 de fevereiro de 2009 de RDS000


Pedia ao autor deste artigo sobre o autarca Mesquita Machado que removesse afirmações abusivas e que facilmente se comprovam não corresponder à verdade:

"Governou uma única vez, a primeira, sem maioria absoluta, sendo reconhecido o seu mérito por todos os bracarenses, mesmo por entre a oposição."

Como é evidente, nenhum político até agora em todo o mundo teve o reconhecimento de "todos" os seus, muito menos entre a "oposição", o que é até contraditório.

"Até os críticos já deram a mão à palmatória" no que diz respeito à sua descrição como um cidadão respeitado e com capacidade de liderança."

Julgo que a wikipedia não serve, obviamente, para endeusar pessoas vivas... ou mortas. Ainda para mais com afirmações deste género... não conheço um único crítico que tenha dado "a mão à palmatória", especialmente "no que diz respeito à sua descrição como um cidadão respeitado e com capacidade de liderança". Com opinião contrária conheço muitos.

O que eu quero dizer é que afirmações generalistas sobre colectividades heterogéneas são sempre de evitar, sob pena de se fazerem passar por propaganda política sem escrúpulos.

--Pdguimaraes (discussão) 15h10min de 18 de fevereiro de 2009 (UTC)Responder

Caro Pdguimaraes, aqui na Wikipédia não há donos dos artigos. Por isso, sinta-se à vontade de melhorar a imparcialidade do artigo. Basta carregar com o rato na aba que diz editar na página do artigo, tal como fez nesta discussão. Se puder, acrescente referências fiáveis e independentes ao artigo, para melhorar também a sua verificabilidade. GoEThe (discussão) 15h19min de 18 de fevereiro de 2009 (UTC)Responder

Tomei a liberdade de voltar a repor as informações sobre o Autarca Mesquita Machado que "alguém" aqui veio apagar, nomeadamente todas as que não constituem elogios abertos e declarados ou referem pontos mais sensíveis como a Igreja Católica. Uma vez que todas as informações apagadas estavam devidamente apoiadas por referências e notícias de jornais nacionais com afirmações na primeira pessoa, não vejo qual a necessidade de "apagar" selectivamente a história da cidade de Braga.



Caros editores deste artigo:

Se o bom senso e a boa fé não forem suficientes, não será difícil encontrar normas da wikipedia que previnam:

-ataques ao bom nome -artigos biográficos totalmente parciais -expressão de crenças pessoais (vulgo proselitismo: "Não utilize a Wikipédia como tribuna para as suas crenças pessoais. A Wikipédia é uma enciclopédia, e portanto deve ser um receptáculo de informação o mais objetiva possível (veja Imparcialidade na Wikipedia). Há espaço para informações sobre absolutamente todos os temas; portanto, não force o leitor a aceitar o seu ponto de vista. Artigos propagandísticos não são bem-vindos e é bom que tenha consciência de que, se tal for o caso, o seu texto acabará, mais cedo ou mais tarde, por ser profundamente alterado pelos outros utilizadores ou proposto para eliminação." em http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Coisas_a_n%C3%A3o_fazer

Independentemente de opinião de cada um acerca do político em causa, não é intelectualmente honesto insistir na publicação parcial de factos sem admissão, no mínimo do contraditório.

Assim, concordo por ex com as opiniões iniciais de pdguimaraes na correcção de frases como "sendo reconhecido o seu mérito por todos os bracarenses" ou "Até os críticos já deram a mão à palmatória" , totalmente subjectivas e obviamente sugestivas de uma inclinação política.

Da mesma forma julgo não serem admissíveis num artigo deste género:

- associações abusivas a uma personalidade já morta, e pior que isso, a um crime que nem foi provado. Se querem fazer associação ou link editem um artigo sobre Cónego Melo, e, já agora, completo. A biografia do personagem não se resume com certeza a esse julgamento nem percebo o que esse facto interessa para a biografia de Mesquita Machado

- afirmação falsa de que a promessa de um novo hospital não é cumprida. Não é preciso ser um especialista em política portuguesa para saber que a decisão desta obra não passa pela câmara

- tentativa de resumo de 30 anos de mandato a uma obra (incluida, bem ou mal, num projecto nacional). Porque é que é a "jóia da coroa"? Já agora porque não incluir a actual utilização da mesma e aceitação e consagração em inúmeros foruns de arquitectura? Já agora o que são "custos astronómicos"? Esse adjectivo não implica uma óbvia apreciação negativa? O autor da frase faz alguma ideia quanto custam estádios modernos de média dimensão (fora os copy paste Taveira)?

- segunda tentativa de redução de mandatos desta vez à destruição de património histórico. Este "facto" é apoiado pela opinião de uma associação local e não por dados concretos. Total inexistência de contraditório e reverso da questão: crescimento enorme de Braga no período em causa e afirmação nacional; fomento de uma política de devolução do centro histórico aos peões, com implantação de maior área pedonal do país (subjectivo?); recuperação em grande escala do centro histórico (já agora uma comparação com os decrépitos centros de Porto e Lisboa)

Parece-me demasiado evidente que a selecção de dois ou três factos/eventos (todos eles ainda por cima extremamente subjectivos) conduz o leitor do artigo à formação imediata de uma opinião já pré concebida pelo autor.

--RDS000 (discussão) 11h16min de 25 de fevereiro de 2009 (UTC)Responder

Caro RDS2000

Levando à letra as suas recomendações, decidi retirar do artigo TUDO o que não é factual ou se faz passar por factual, sobretudo afirmações de terceiros ( assistente de imprensa, p. ex ). Pelo mesmo motivo que foram retiradas as notícias pouco abonatórias da personagem em causa, dei-me ao trabalho de retirar também as que são abonatórias, pois estas também carecem de contraditório. Neste ponto não percebo muito bem o porquê de tanta vontade em "esconder" o curriculum criado pela imprensa de MM... Se acha que os links em causa constituiam uma manipulação de opinião, porque não acrescentou simplesmente outros que dessem uma imagem contrária ??? ( sem contar, obviamente, com aquele suposto orgão de comunicação social que diariamente bajula o seu "grande lider" ).

Relativamente aos "custos astronómicos", se o caro não sabe o que quer dizer, então permita a reformulação para "custos equivalentes a vários hospitais distritais". Talvez assim perceba melhor. E perdoe-me a correcção, caro RDS2000, mas tenha ou não tenha o Hospital a ver com a Câmara, a sua criação foi repetidas vezes uma promessa eleitoral.


Uma vez mais, vistos os caros amigos desta comunidade insistirem em apagar os links com referências pouco abonatórias, julgo que não faz sentido incluir referências abonatórias. Por isso as retirei, assim como foi feito várias vezes com referências introduzidas por mim.