Discussão:Francisco Velhinho Correia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 6 de janeiro de 2013 de Ajpvalente no tópico "Velhinho Correia" vs. "Correia Velhinho"

"Velhinho Correia" vs. "Correia Velhinho"[editar código-fonte]

Ora viva:

Nesta edição deste artigo foi introduzida esta referência que fala em "Francisco Gonçalves Correia Velhinho" e não em "Francisco Gonçalves Velhinho Correia". Como indiquei na referência que incluí na secção de "Homenagens", a Presidência da República tem um Velhinho Correia (Capitão) e um Correia Velhinho (Coronel) o que me leva a acreditar que se tratam de duas pessoas distintas. Em assim sendo isso implicaria, nesta fase, a remoção da informação erradamente referenciada e à consequente "despromoção".

Txus, NelsonCM (discussão) 11h34min de 6 de janeiro de 2013 (UTC)Responder

  • Cruzes, outro caso de dois nomes praticamente iguais, e com dados muito semelhantes... Já não me recordo ao certo como procedi quando inseri aquela referência do Cemal, provavelmente nem reparei na discrepância ou devo ter considerado aquilo como um simples erro. Na próxima semana, vou ver se encontro o livro referido aqui na biblioteca de Lagos.

O sítio electrónico das Ordens Honoríficas tem-se revelado fiável? É que não deixa de ser estranho que existam dois oficiais com um nome tão semelhante, que recebam homenagens num espaço de tempo relativamente reduzido, pelo que não queria deixar de parte a hipótese de erro. Já estive a ver alguns diários da república, na esperança de encontrar os diplomas referentes às promoções em causa, mas sem sucesso.

Para complicar mais ainda a questão, o livro de Silvestre Ferro indicado na bibliografia aponta que recebeu a patente de tenente-coronel. Mas se não encontrarmos informações adicionais, creio teremos de proceder como indicou, e considerar como dois indivíduos distintos. -- AJPValente (discussão) 13h04min de 6 de janeiro de 2013 (UTC)Responder

Realmente fiquei na dúvida quando os vi, até porque há uma evolução dentro da Ordem de Avis, que parece ter sentido. Até agora, só detectei uma gralha do Sítio da Presidência, num outro caso, numa data mas a que aparecia ordenada no resultado da busca. De resto só há algumas questões com a grafia dos nomes (p.e. Luiz, Luis ou Luís / Vianna ou Viana / "Santos" ou "dos Santos") mas nisto costumam ser coerentes, mantendo o nome. Mas nunca se sabe!
Depois há a questão do posto que, pelo que vi, é mantido: Humberto Delgado recebeu medalhas desde 1936 e é indicado sempre como "Marechal" que só foi a título póstumo. Mas se a última indicação que "eles" lá têm é a de "Capitão" para aquele nome, faz sentido que corram a "Capitão" as anteriores, mesmo que ele tenha "cá fora" sido promovido.
De notar que a referência do Castilho também o dá como Tenente-coronel em 1936, mas pode ter bebido da mesma fonte.
É uma questão de "escavar" e isto talvez ajude, no que toca ao DRE. Txus, NelsonCM (discussão) 14h45min de 6 de janeiro de 2013 (UTC)Responder
Mais confundido. Aqui é o "Correia Velhinho" que é proposto para o BNU (que o Castilho confirma em 1928)... Txus, NelsonCM (discussão) 14h56min de 6 de janeiro de 2013 (UTC)Responder