Discussão:Guerra Fria/Arquivo/2/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A primeira correção é que é costume designar ideologias e sistemas políticos usando minúsculas mesmo. A outra é que existe uma confusão muito grande entre comunismo e socialismo. São grandes as diferenças, enormes mesmo. Além de você ter feito Karl Marx se "revirar no túmulo" com esse erro extremamente comum, existem diversas correntes de comunismo. Algumas delas condenam drásticamente o ocorrido na União das Repúblicas Soviéticas Socialistas. --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 04:15, 25 Jul 2004 (UTC)

Mas também há muitas versões de socialismo. Muitos socialistas criticaram a União Soviética. Da mesma forma que também existem defensores do capitalismo que criticaram os EUA. --JoaoMiranda 00:48, 28 Ago 2004 (UTC)

a versão que não infringe direitos autorais foi posta de volta. interessante seria se dessem uma olhada no histórico de cada tópico antes de simplesmete o eliminarem. --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntal 00:30, 28 Ago 2004 (UTC)

Personificar

Troquei o personificar por representar, já que, no meu humilde entendimento, somente pessoas podem personificar alguma coisa. Marcelo Schlindwein 12:25, 28 Nov 2004 (UTC)

Correção no ano da queda do muro de Berlim

O muro de Berlim caiu em 1989, não em 1991. Já corrigi este pequeno detalhe. João D. Piccino 04.37 03.08.05

Página deverá continuar a ser esboço?

Podem dizer-me pf se a página deverá continuar a ser classificada como esboço? Como não tenho a certeza, não retirei esse tag deste artigo. Obrigado. -- Nomad discussão 18:13, 11 Fevereiro 2006 (UTC)

Li e acho que necessita muito mais informações devida importância da Guerra Fria para a humanidade. Porém retiro o tag porque não é mais um esboço.Angeloleithold 18:23, 11 Fevereiro 2006 (UTC)

Problemas a serem resolvidos

O artigo não está ruim. Porém, acredito eu que também não possui qualificação suficiente para ser considerado um artigo em destaque. Existem alguns problemas a serem resolvidos como a inclusão de notas e ligações externas. Mas o problema principal no momento é a falta de informações sobre o Muro de Berlim, símbolo da Guerra Fria. -- Fernando Ф 04:12, 25 Setembro 2006 (UTC)

Bom, Fernando, quando indiquei o artigo como candidato a destaque, não tinha em mente os defeitos da página. Pensei que ela estaria apta a conseguir o destaque porque tem muito texto escrito e bastantes ilustrações. Não desmerecendo o fato de que há, sim, espaço para abranger mais o artigo, mas dizer que este artigo não está bom porque ele ainda não falou tudo sobre a Guerra Fria é uma tremenda sujeira. Assim, nenhum artigo ganha destaque. Blizzard08 04:21, 25 Setembro 2006 (UTC)

Bem, você não entendeu. -- Fernando Ф 13:46, 26 Setembro 2006 (UTC)

Parcial?

A frase "Se um governo socialista era implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano logo via aí uma ameaça a seus interesses; se um movimento popular combatesse uma ditadura militar apoiada pelos EUA, logo receberia apoio soviético" viola o princípio da imparcialidade. Ponho à discussão a alteração de "ditadura militar apoiada" por "governo apoiado".

Tem razão, Miguel. Eu alterei o trecho "[...] uma ditadura militar apoiada pelos EUA, [...]" por "[...]um governo alinhado aos EUA[...]". Obrigado pela dica. Blizzard08 13:43, 25 Setembro 2006 (UTC)

O texto continua sendo parcial.

Se um governo socialista era implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano logo via aí uma ameaça a seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético. O texto continua sendo parcial. Santista1982 09:50, 26 Setembro 2006 (UTC)

Acho que o mais correto seria algo do tipo "ambos os lados procuravam forçar o alinhamento dos países a seus interesses", já que, como exemplos, tanto os EUA interferiu no governo do Brasil (do João Goulart que não era nem comunista nem ditador), quanto os soviéticos invadiram a Tchecoslováquia (que já era um país comunista na época, mas não subordinado à URSS) --マルク・セナ 22:59, 1 Outubro 2006 (UTC)

por ser uma guerra sem conflitos físicos?

foi uma guerra não declarada ... só isso ... sem conflitos físicos creio que você desconsidera vietnã, afeganistão, coréia e muitas outras batalhas que foram duelos entre eua e urss Domit

Foram conflitos influcenciados pela Guerra Fria. -- Fernando Ф 03:37, 29 Setembro 2006 (UTC)

Para mim também parece estranha uma afirmação como esta sobre a ausência de conflitos físicos. Aliás, foi isso o que ouvi durante muito tempo. As guerras havidas em diferentes países, em função do conflito e devido à interferência EUA X URSS, foram sangrentas. (Usuário:Sérgio Luz)

Vitória dos Estados Unidos?

Eu achei que os dois lados saíram ganhando. Não só a União Soviética se transformou durante a história, como houve várias épocas em que os EUA adotaram leis trabalhistas. E no final, a terceira grande guerra não ocorreu. -- Andrevruas 20:15, 1 Outubro 2006 (UTC) É verdade, a temida 3° guerra mundial parou de ser uma "possível realidade" a partir da gueda do muro de berlin, da reunificação alemã, etc. Eu acho que quem ganha isso são todos os seres humanos --Mvpetri 19:52, 14 Maio 2007 (UTC)

Tabela

Essa tabela é de um simplismo deplorável. "Vencedor: Estados Unidos. Local:Todo o mundo.". Como se essa realidade fosse de leitura assim tão simples. --JLCA 20:42, 30 Outubro 2006 (UTC)

Realmente, deveria ser retirada ou substituída por algo menos simplista, se bem que prefiro a primeira alternativa. Conforme está é quase insultuosa no seu simplismo. Das guerras que foram travadas pelos capitalistas contra os socialistas quantas foram ganhas por cada lado? E que dizer dos conflitos que ocorreram dentro de cada um deles? Em termos puramente militares incluiu um conjunto de conflitos distintos e bem individualizados, mas foi muito mais que o conflito bélico, sendo talvez mais importante o conflito económico. Bom senso precisa-se...alguém??Hein?João Sousa 23:13, 2 Novembro 2006 (UTC)
Já agora veja-se a versão sueca (nem é preciso saber sueco para entender...João Sousa 23:16, 2 Novembro 2006 (UTC)

texto a negritoTexto em itálicoInserir texto não-formatado aquiRealmente este artigo esta muito bem elaborado. Gostaria de parabenizá-los e dizer que esta matéria foi muito importante para o meu desenvolvimento profissional e educacional.''''

--200.159.32.31 12:54, 14 Novembro 2006 (UTC)Erica Fogaça

Não faz sentido a existência da tabela, pelo que foi removida. A Guerra Fria não foi uma "guerra" no sentido habitual do termo, pelo que é absurdo colocar aquela tabela com "vencedores", "perdedores", etc. A presença dessa tabela apenas ridiculariza ainda mais a Wikipédia. --JLCA 10:46, 1 Fevereiro 2007 (UTC)

Ah, mesmo colocando a guerra fria como uma guerra, eu acho que quem "ganhou" não foi o estados unidos. Os EUA eram uma forte influência, sim, mas eles representavam o bloco capitalista, e quem se sobressaiu na guerra fria foi o capitalismo, a democracia... e não um país em si --Mvpetri 19:50, 14 Maio 2007 (UTC)


texto a negritoRESUMO

A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.

A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.


A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.

Paz Armada Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas. Alguns países membros da OTAN : Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia. Alguns países membros do Pacto de Varsóvia : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Iugoslávia, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

Corrida Espacial EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte-americana.

Caça às Bruxas Os EUA liderou uma forte política de combate ao comunismo em seu território e no mundo. Usando o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos, divulgou uma campanha valorizando o "american way of life". Vários cidadãos americanos foram presos ou marginalizados por defenderem idéias próximas ao socialismo. O Macartismo, comandado pelo senador republicano Joseph McCarthy, perseguiu muitas pessoas nos EUA. Essa ideologia também chegava aos países aliados dos EUA, como uma forma de identificar o socialismo com tudo que havia de ruim no planeta. Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.

"Cortina de Ferro" Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entre as quatro forças que venceram a guerra : URSS, EUA, França e Inglaterra. No final da década de 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes : uma capitalista e outra socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro".

Plano Marshall e COMECON As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.

Envolvimentos Indiretos Guerra da Coréia : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista. Guerra do Vietnã : Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongs (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista.

Fim da Guerra Fria A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

Correção de nomes

Qual é a versão correta? Vietnã ou Vietname, pois nos títulos desta página encontra-se "Vietname", porém na página da Guerra do Vietnã encontra-se como Vietnã.

Os dois estão corretos. Existem diferenças entre as grafias do Português Brasileiro e do Português Português. E o nome do país asiático é uma dessas. No Brasil, se usa Vietnã mas, em Portugal, se usa Vietname.

Blizzard08 04:09, 8 Março 2007 (UTC)

Plano Marshall (Plano Colombo)

Como o plano colombo foi criado em 1951 e o Japão recebeu ajuda entre 1947 até 1950?

--Mvpetri 23:34, 22 Maio 2007 (UTC)

Obrigado pelo toque, Marcos! Eu dei uma pesquisada na Wikipédia em Inglês, e verifiquei que não houve investimento americano no Japão entre 1947 e 1950, muito menos pelo Plano Colombo. O que, de fato, aconteceu, foi que o Japão recebeu grandes somas de investimento após o ano de 1950, quando começou a Guerra da Coréia e o Japão era o único país aliado dos EUA na região do Norte do Pacífico. O Plano Colombo, aliás, não era uma réplica em tamanho menor do Plano Marshall mas, sim, um acordo para desenvolvimento social, assim como foi a ALADI, aqui na América Latina.

Blizzard08 04:29, 23 Maio 2007 (UTC)