Discussão:Herodes Arquelau

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Há uma contradição com a própria Bíblia, usada como fonte para esse massacre, e o que está no texto.

Mateus 2:13 «E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.»

... Mateus 2:22 «E, ouvindo que Arquelau reinava na Judeia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas avisado em sonhos, por divina revelação, foi para as partes da Galileia.»

A Bíblia refere explicitamente o pai deste, Herodes o Grande.


  • O problemas com o comentário acima é que o autor pode confundir o leitor que não saiba que existiram três Herodes: Herodes, o Grande, Herodes Arquelau e um terceiro Herodes Antipas; Pai e filhos em ordem de nascimento. Logo o tal Arquelau poderia também ser chamado Herodes. A dúvida dos Herodes que realmente fica no ar é: Será se o publicano cobrador de impostos Mateus errou? Tinha Wikipedia na época pra ele consultar, uns cinquenta anos + ou - mais tarde, qual seria o Herodes que governava? O Grande ou Arquelau?... são dois Herodes para a cabeça do publicano.... será se Mateus sabia a idade exata de Jesus? Porque quando ocorreu este fato este publicano nem tinha nascido, ou tava mamando em sua mãe. Mas deve-se levar em conta que Mateus trabalhava para o Herodes Antipas né.... complicado! Uma teoria interessante é; e se Herodes o Grande tivesse que viajar para algum lugar, que era comum, quem ficaria no lugar dele? Seu filho Arquelau, claro. No versículo 22 "Ouvindo que Arquelau..." esta expressão deixa bem claro isso. Se ele ouviu, é porque ficou sabendo disso na hora. Seria estranho José não saber da Morte de Herodes Grandão. >>"... reinava na Judeia em lugar de Herodes". Qualquer exegeta saca isso. Uma ou outra, ou Mateus errou, ou Arquelau saiu pra passear. Eu penso que Herodes The Big foi puxar o saco do imperador em Roma.--Diovani Mangia (discussão) 07h44min de 29 de junho de 2011 (UTC)[responder]