Discussão:Lago Mälaren

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 3 de fevereiro de 2020 de HCa no tópico De Mälaren para Malar para Mälaren

O lago Mälaren em textos portugueses (WP:V)[editar código-fonte]

  1. "... Sigtuna é uma antiga cidade medieval, fundada em 980, às margens do lago Mälaren..."
    (Universidade Federal de Pelotas)
  2. ”... situada no escoadouro do lago Mälaren...”
    (Enciclopédia brasileira mérito)
  3. ”... Refletido pelas águas do lago Mälaren, um dos maiores da Suécia e importante rota aquática que, no século XVII, conectava Estocolmo a Uppsala ...”
    (Universidade Estadual de Campinas)
  4. ”... produzida no lago Mälaren, na cidade de Estolcomo,Suécia, através de uma abordagem...”
    (Universidade de Lisboa)
  5. ”... tanto ao longo dos sites de coleta, quanto ao longo da coluna d’água do lago Mälaren...”
    (Universidade de Brasília)
  6. ”... uma alternativa para resolver o problema do assoreamento do lago Mälaren...”
    (Universidade de São Paulo)
  7. ”... Em Adelsö, o terraço de Hovgarden tem entre 1 e 2 metros de altura e se situa no extremo do istmo de Mälaren...”
  8. "... O arquipélago da grande Estocolmo possui mais de 30.000 ilhas distribuídas ao longo do lago Mälaren até o mar Báltico …"
  9. "... Johan encontrou a runestone U439 no Palácio de Stening, próximo do Lago Mälaren, nas cercanias de Estocolmo..."
  10. "... Situada no leste da Suécia, na ilha de Björko, no centro do Lago Mälaren, a cidade de Birka entre os séculos IX e X foi um dos mais importantes centros urbanos da Suécia e da Escandinávia..."
  11. "... Propriedades com vista do lago Mälaren em Estocolmo, capital da Suécia, são mais valorizados no mercado do que aqueles que não tem, enquanto que..."
  12. "... um exemplo curioso pode ser encontrado na região centro-sul da Suécia, em torno do lago Mälaren, onde existe uma área chamada Helgö..."
  13. "... Depois de deixarem a catedral, um edifício classificado do século XIII, entraram num barco e desapareceram a alta velocidade no Lago Malar, o terceiro maior do país...."
  14. "... No importante sítio de Tannum, em Bohuslän, bem como às margens dos lagos Mälaren e Vättern, podem ser admirados e estudados...."
  15. "... Asplund, 65, vive numa casa-barco chamada Viking, atracada a um ancoradouro permanente no lago Mälaren, no centro de Estocolmo..."
  16. "... A estrutura acima do nível do lago Mälaren, localizado próximo a Estocolmo, tem cozinha e banheiro..."
  17. "... e a entrar para um barco que estava atracado no lago adjacente de Mälaren."
  18. "... dois suspeitos, depois das câmaras de segurança terem registado imagens de duas pessoas a sair da igreja e a entrar para um barco que estava atracado no lago adjacente de Mälaren..."
  19. "... no sul da Suécia, e roubaram duas coroas do século XVII. Segundo os media locais, os ladrões fugiram de barco a motor pelo Lago Mälaren..."
  20. "... Num briefing na embaixada, em Lisboa, o conselheiro Sten Engdahl falou na pureza do lago Mälaren, frente à Câmara, e de como a água potável da cidade vem de lá..."
  21. "... As câmaras de segurança da catedral registaram no dia 31 de julho duas pessoas a sair da igreja, onde fugiram de bicicleta para um barco com o qual atravessaram o lago Mälaren..."
  22. ”... O arquipélago de 14 ilhas interligadas por uma teia de 53 pontes marca não apenas o encontro do lago Mälaren...”
  23. ”... Um dos lagos mais bonitos é o Mälaren, perto de Estocolmo...”
  24. ”... Estocolmo é formada por 14 ilhas e 53 pontes entre o Lago Mälaren e o Mar Báltico...”
  25. ”... centro de Estocolmo, escolhida pela União Europeia como sua "capital verde" em 2010, se deparar com uma cena inesperada: um ciclista recosta sua bicicleta às margens do lago Mälaren...”
  26. ”... Aqui, bem ao lado do Rosenbad, o palácio do governo, um prédio discreto e austero bem no centro, pesca-se em um dos braços do lago Mälaren...”
  27. ”... O centro da cidade, às margens do lago Mälaren, é composto por 14 ilhas interligadas por 53 pontes...”
  28. ”... A ilha de Gamla Stan (cidade velha), posicionada no centro dos mapas turísticos, é um marco que separa a água doce, do lago Mãlaren...”
  29. ”... Era final do dia, e um céu de azul profundo se refletia nas águas do mar Báltico e do lago Mälaren, que cercam incontáveis ilhas...”
  30. ”... na ilha de Ekerö, em meio ao lago Mälaren, região conhecida por abrigar outras cidades importantes como Birka, Sigtuna e Estocolmo. ...”
  31. ”... Com o braço esticado, ele nos mostrou o ponto onde as águas do lago Mälaren se encontram com o mar Báltico e disse...”
  32. ”... Durante séculos julgou-se poder identificá-la com a ilhota de Björkö, no lago Mälaren...”
  33. ”... em terra a velar as águas do lago Mälaren, que se juntam às do Báltico ...”
  34. ”... A cidade de Estocolmo, às margens do Lago Mälaren...”
  35. ”... com o objectivo de tentar travar as pilhagens de cidades tais como Sigtuna nas margens do lago Mälaren...”

Malaren em textos em português[editar código-fonte]

  1. "Três cisnes são vistos em meio ao nevoeiro no lago Malaren, no centro de Estocolmo, Suécia"
  2. "Em seguida, os larápios pularam numa lancha que os esperava a pouco mais de 200 metros, na costa do lago Malaren, o terceiro maior da Suécia."
  3. "O único quarto do Utter Inn fica sobre a água, no meio do lago Malaren...
  4. ”... As ilhas são unidas por cinquenta e três pontes, na região onde o lago Malaren se encontra com o mar...”
    (Universidade Lusíada)

Malar em textos em português[editar código-fonte]

  1. "Grande quantidade de dirhams encontrados na ilha de Gotland, nas ilhas Aland e especialmente nas ruínas da cidade de Birka (todas situadas no território da atual Suécia), no lago Malar, a oeste da atual cidade de Estocolmo, " (Fabrício de Paula Gomes Moreira, Universidade Federal de Ouro Preto)

De Mälaren para Malar para Mälaren[editar código-fonte]

  • O artigo sobre este lago da Suécia foi criado em 2007, com a entrada "Lago Mälaren (ocasionalmente referido a como Lago Malar em Inglês)".
  • Em março de 2018, Mälaren foi mudado para Malar, com a nova entrada "Malar é o terceiro maior lago da Suécia", sem apresentação de fontes comprovativas, sem demonstração de uso considerável, sem discussão.--HCa (discussão) 08h50min de 17 de dezembro de 2018 (UTC)Responder
  • Em abril de 2019, Malar foi mudado para Mälaren, após proposta de nomeação e discussão, tendo sido demonstrado o uso de Mälaren em textos em português. (WP:CNNTT: "Em casos de conflito e no caso de moções para alterar títulos de artigos, estes deverão ser discutidos na página de discussão do artigo...") HCa (discussão) 07h24min de 3 de fevereiro de 2020 (UTC)Responder

Renomeação[editar código-fonte]

Concordo em mudar o nome para Mälaren, usando a forma correntemente usada em textos em português. A convenção de nomenclatura prescreve o uso da forma mais usada – tendo em consideração a existência de fontes fiáveis e o uso pelo menos considerável. O termo Malar é uma forma com uso residual em português, e foi introduzida sem abertura de discussão nem apresentação de fontes comprovativas.--HCa (discussão) 08h52min de 17 de dezembro de 2018 (UTC)Responder