Discussão:Normandos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Inconsistência entre mapa e texto[editar código-fonte]

No texto, o autor cita apenas a península ibérica e itálica, não citando o território da Antioquia, na ásia menor.No mapa está ausente também o território da península ibérica, Terragona, o que pode ser explicado talvez pela data do mapa, mas o texto deve contemplar todos os territorios as quais se extendeu a influência normanda em vários períodos, para ser completo. comentário não assinado de Julianobueno (discussão • contrib) (data/hora não informada)

O principal domínio dos normandos no Mediterrâneo foi a Itália meridional, e este é o foco do texto. Não há inconsistência, mas sim um mapa que poderia ser mais completo, mas não apresenta erros. Quanto à ausência de menção no texto a Antioquia, também é pela relativa importância menor dessa ocupação normanda, comparada à ocupação da Itália meridional. A ocupação de Antioquia, por Boemundo de Taranto está relacionada com as Cruzadas e é citada naquele artigo. Assim, acrescentei algumas fontes naquela seção e mudei a tag do artigo para "mais fontes". Pedrassani (discussão) 21h51min de 17 de julho de 2011 (UTC)[responder]

Hautevilles ou Altavilla?[editar código-fonte]

Provavelmente entre os conquistadores normandos (de língua francesa), ao chegarem na Sicília, devia estar a família "Hauteville" (em francês). E assim se referem àquela família as Wikipédias francesas e todos que partiram de referências francesas, inclusive a Wikipédia inglesa.

Porém se alguém for procurar a história desta família na Sicília terá alguma dificuldade. Pois lá eles são conhecidos como "Altavilla" (em italiano) ou, às vezes, "Autavilla" (em siciliano). Como aquela seção do artigo se refere à história da Sicília (e de toda a Itália Meridional), ainda penso que deveríamos usar Altavilla ou Autavilla, tal como está na Wikipédia em italiano e em siciliano. Não há aqui uma tradução para o português, mas sim entre francês e italiano. É verdade que a maioria das Wikipédias, por influência francesa e inglesa, usa "Hauteville", mas devemos, sempre que possível, ir às fontes originais, certo?

Pedrassani (discussão) 21h55min de 26 de Janeiro de 2008 (UTC)